Já se passaram 10 anos desde que Felix Baumgartner fez o (quase) impossível e pulou da borda do espaço até a Terra. Carregado por um balão a quase 39 quilômetros de altura, Baumgartner então deu o salto em um traje de pressão especialmente projetado e entrou em queda livre antes de lançar um pára-quedas para pousar com segurança de volta ao solo.
Um novo documentário está agora retratando o Red Bull Stratos em toda o seu feito em seu aniversário de 10 anos.
A missão era uma mistura de pesquisa científica real para entender se isso era possível, e talvez o maior golpe de marketing do mundo. No entanto, após um giro preocupante durante a queda livre que quase deixou Baumgartner inconsciente, Baumgartner pousou e ele estabeleceu o recorde mundial de maior queda livre.
A façanha não só foi bem-sucedida em mostrar que o corpo humano pode resistir a uma queda livre, mas também influenciou sistemas futuros.
“O efeito que teve globalmente na educação e na próxima geração que deseja se tornar engenheiros aeroespaciais ou de teste de voo foi enorme”, disse o diretor técnico de projetos Art Thompson, em comunicado.
“Além disso, o sistema de suporte à vida que projetamos na cápsula, usamos essa tecnologia e dados para alterar a configuração do suporte à vida para jatos de alta altitude, incluindo o U-2.”
Embora tenha sido bem sucedido, o salto teve alguns problemas. Poucos momentos depois de Baumgartner entrar em queda livre, o paraquedista caiu em um “giro da morte”, girando horizontalmente enquanto acelerava à velocidade do som. Essa rotação está entre os piores medos dos paraquedistas, pois as forças podem levar à rápida perda de consciência e significar um desastre, por tornar o paraquedista incapaz de abrir o pára-quedas. Durante a transmissão ao vivo, o feed cortou para a sala de controle, temendo o pior.
Devido à riqueza de experiência de Baumgartner, no entanto, ele conseguiu sair do giro e recuperar o controle total. Agora, ele é um piloto de helicóptero acrobático, dos quais existem apenas alguns no mundo.
“Éramos um grupo de pessoas muito ambicioso com uma visão que transformamos em realidade. E depois de tantos anos de trabalho duro, fomos bem sucedidos”, disse Baumgartner.
“Eu realmente acho que deixamos um legado, todos nós, porque todos desempenharam um papel importante para transformar o Red Bull Stratos em uma missão de sucesso. E depois de 10 anos, é hora de comemorar.”
Um documentário baseado na façanha, intitulado Space Jump, já está disponível na Red Bull TV.