Fato ou mentira? Andar sem casaco no frio pode fazer você ficar resfriado?

Quem nunca, quando criança, estava brincando fora de casa e o dia começou a escurecer, apenas para momentos depois escutar sua mãe ou sua avó chamando e falando algo como “Para dentro, ou irá pegar sereno!”? Desde sempre acreditamos que ficarmos expostos ao frio pode nos fazer pegar um resfriado, mas será mesmo?

Vamos direto ao ponto: Ficar exposto ao frio não irá, por si só, fazer com que você pegue um resfriado. Os resfriados atingem quando os vírus entram pela boca, pelo nariz ou nos olhos, geralmente depois que você está próximo de alguém infectado.

O equívoco sobre pegar um resfriado ficando sem um casaco ou simplesmente sentindo frio pode se originar do fato de que os resfriados tendem a circular durante as estações frias, em parte porque as pessoas passam mais tempo dentro de casa e próximas umas das outras (facilitando a disseminação de doenças) do que durante os períodos mais quentes.

Neste diapasão, o clima frio pode secar a cartilagem do nariz, deixando-a mais vulnerável a uma infecção. Algumas pesquisas também sugerem que a exposição prolongada ao frio pode suprimir o sistema imunológico.

Então é necessário mesmo se agasalhar durante o frio? Sim, claro. Mas é mais importante manter hábitos de higiene inteligentes, como manter distância de quem está doente, lavar as mãos regularmente, desinfetar as superfícies que são tocadas por muitas pessoas, etc., a fim de evitar os germes tanto quanto possível.

Por fim, vale a pena descansar bastante e ficar mais tranquilo – sentir-se para baixo por causa de estresse ou falta de sono pode enfraquecer o sistema imunológico e torná-lo suscetível a doenças diversas.

[Health]

Comentários
Carregando...