Exploradores encontram poço gigantesco na China com uma floresta em seu interior

Exploradores chineses fizeram uma descoberta incrível recentemente na região autônoma de Guangxi Zhuang, na China. Eles encontraram um poço de 192 metros de profundidade, 306 metros de comprimento e 150 metros de largura contendo árvores antigas e uma vasta vegetação. A informação é da agência de notícias Xinhua.

De acordo com Chen Lixin, líder da equipe de exploração do poço, as árvores têm cerca de 40 metros de altura, enquanto as plantas estão na altura dos ombros. Lixin também disse ao portal “LiveScience” que o poço pode conter formas de vida ainda não descobertas.

“Eu não ficaria surpreso em saber que existem espécies encontradas nessas cavernas que nunca foram relatadas ou descritas pela ciência até agora”, disse ele. Lixin e sua equipe fizeram rapel no poço em 6 de maio, e encontraram três cavernas ao longo da floresta.

Song Wen/Xinhua via Getty

A descoberta é espetacular, mas não é única. Buracos gigantes, ou ‘Tiankeng’, como são chamados por lá, são comuns na China, especialmente na Região de Guangxi Zhuang. De acordo com a ‘Newsweek’, este é o 30º sumidouro descoberto na área. Em 2019, cerca de 19 buracos chamados de dolinas, foram encontrados por lá, pela mesma equipe de exploradores.

Isso acontece porque o sul da China tem topografia cárstica, que é especialmente suscetível à formação de dolinas e cavernas. À medida que a chuva cai, ela acumula dióxido de carbono e se torna mais ácida, o que corrói o leito rochoso. Eventualmente, isso cria um abismo. E quando a superfície colapsa no abismo, ela cria um sumidouro. Georgi Veni, diretor executivo do “National Cave and Karst Research Institute” (NCKRI), dos EUA, enalteceu a descoberta recente. Ele também explicou que os buracos na China costumam ser especialmente grandes e “dramáticos”.

Xinhua/Song Wen via Getty Images

“Por causa das diferenças locais na geologia, clima e outros fatores, a forma como o carste aparece na superfície pode ser dramaticamente diferente”, disse o especialista ao ‘LiveScience’. “Então, na China, você tem esse carste incrivelmente espetacular do ponto de vista visual, com enormes sumidouros e cavernas gigantes”.

Além da China, o México e a Papua Nova Guiné também são conhecidos por terem grandes dolinas. Mas eles também existem em lugares como os Estados Unidos, ainda que de forma menos usual. E embora possam parecer aterrorizantes, os sumidouros podem, na verdade, servir a um propósito importante.

De acordo com Veni, muitos destes buracos contêm reservas profundas de água subterrânea – ou aquíferos cársticos. Cerca de 700 milhões de pessoas buscam água em aquíferos como esses, mas, apesar de sua profundidade, eles ainda correm o risco de poluição. Muitas vezes, é possível encontrar vários tipos de resíduos e materiais indevidamente descartados nestes lugares.

Por enquanto, o sumidouro descoberto em Guangxi Zhuang continua sendo uma maravilha surpreendente, e mais um lembrete de quantas maravilhas naturais estão espalhadas por todo o mundo, apenas esperando para serem encontradas.

 

você pode gostar também
buy metformin metformin online