Um sarcófago contendo um sumo sacerdote egípcio foi aberto na TV ao vivo durante uma transmissão especial de duas horas do canal americano Discovery.
“Expedition Unknown: Egypt Live” foi ao ar a partir de Minya, que fica ao longo do rio Nilo, ao sul do Cairo e suas pirâmides de Gizé.
Arqueólogos descobriram recentemente uma rede de poços verticais no local que levaram a túneis e túmulos contendo 40 múmias “que se acredita serem parte da elite nobre”.
Depois de explorar outras tumbas – encontrando artefatos como estátuas, amuletos, jarras canopianas usadas para armazenar órgãos e outras múmias, incluindo uma que se decompora em um esqueleto -, eles foram até a câmara contendo o sarcófago intrincadamente esculpido.
ESPECIALISTAS ACREDITAM QUE UMA DAS MÚMIAS PERTENCEU A UM SUMO SACERDOTE (FOTO: DISCOVERY/DIVULGAÇÃO)
Várias pessoas tiveram que ajudar para abrir.
E os esforços da equipe não tinham sido desperdiçados: dentro do sarcófago havia uma múmia com lençóis de linho, cercada por tesouros que incluíam ouro.
“Eu não posso acreditar nisso, isso é incrível”, exclamou Zahi Hawass, um arqueólogo egípcio e ex-ministro de Antiguidades, que havia assumido a expedição com o explorador americano Josh Gates, como anfitrião da transmissão.
‘Como um enterro real’
Gates disse que a múmia era a de um sumo sacerdote de Thoth, o antigo deus egípcio da sabedoria e da magia, e datava da 26ª dinastia do Egito Antigo – a última dinastia nativa a governar até 525 aC.
“Perto do fim do antigo Egito, o poder realmente estava com os sumos sacerdotes e você pode ver isso … quase parece um enterro real”, disse Gates.
Veja o vídeo:
Cairo tem procurado promover descobertas arqueológicas em todo o país em uma tentativa de reviver o turismo atingido pela turbulência após a revolta de 2011 contra Hosni Mubarak. [Phys.org]