Existem animais gigantes ainda não descobertos pelos seres humanos?

Animais gigantes são de fato um assunto que interessam muitas pessoas, pois é sempre interessante o quanto podemos nos surpreender com criaturas verdadeiramente colossais.

Neste contexto e no ano de 2020, os pesquisadores encontraram um animal que supostamente pode ser o mais longo de todos os tempos. Essa criatura foi vista em um desfiladeiro do fundo do mar na Austrália, e se tratava de um sifonóforo de aproximadamente 45 metros de comprimento – ou seja, basicamente o tamanho de um prédio de 17 andares.

Imagem: Youtube

Cada membro desse grupo de espécies é composto por muitos animais menores chamados zoóides, que se conectam para formar uma longa colônia semelhante a um coral, mas que nada livremente no oceano. Então, nos perguntamos: por que demorou tanto para os humanos colocarem os olhos neste gigantesco sifonóforo? Será que, além dele existem mais animais gigantes que os humanos ainda não descobriram?

Bem, a resposta é: quase 99,9% de chance que sim. Afinal, os cientistas ainda estão estudando sobre a vida na Terra e o sifonóforo é apenas um dos vários gigantes que os humanos encontraram nas últimas décadas.

Sifonóforos vivem entre cerca de 700 a 1.000 m abaixo da superfície, mas os cientistas nem sempre precisam ir tão fundo para encontrar novas criaturas colossais.

Pixabay

No ano de 2011, uma espécie de baleia até então desconhecida apareceu em uma praia da Nova Zelândia e, 2021, os cientistas a identificaram como um novo membro da família das baleias de bico – um grupo relativamente desconhecido de baleias que raramente são vistas vivas, de acordo com a Whale and Dolphin Conservation, uma instituição de caridade internacional que trabalha para proteger baleias e golfinhos.

Embora os pesquisadores ainda estejam apenas começando a desvendar os segredos das profundezas do oceano, eles estão muito mais familiarizados com os grandes animais que vivem em terra.

Sobre a superfície terrestre, os elefantes africanos são os maiores seres viventes pesando até 11 toneladas, de acordo com a The Nature Conservancy. E, uma particularidade sobre animais gigantes é que eles geralmente são encontrados por registros fósseis e raramente são visto vivos. O principal entre os gigantes recentemente descobertos é um grupo de dinossauros saurópodes supermassivos chamados titanossauros – herbívoros gigantes e com pescoços longos.

Alguns dos maiores titanossauros foram descobertos há relativamente pouco tempo na Argentina e ainda são candidatos aos maiores animais terrestres já registrados, apesar de existirem debates ainda em andamento a respeito de seus tamanhos.

Os cientistas não têm um tamanho máximo teórico para um animal terrestre e, mesmo que as descobertas de bestas colossais nos surpreendam a cada dia, os cientistas supõem que deva haver um limite para como os grandes animais possam crescer e ainda se sustentar sob o peso da gravidade, além de obter energia suficiente para manter seus corpos maciços em movimento.

Mesmo assim, a probabilidade de encontrar animais ainda maiores é algo estimulante e as buscas continuam: ou seja… isso é apenas o começo!

[Live Science]

você pode gostar também
buy metformin metformin online