Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

Existem 10 razões fundamentais para você nunca limpar os ouvidos com cotonetes

A maioria das pessoas está habituada ao uso dos cotonetes como meio eficiente de limpeza de seus ouvidos. Entretanto, existe uma série de “contras” mencionados pelos médicos que farão você repensar se este é mesmo o método mais eficiente de realizar a limpeza de seus ouvidos. Veja quais são eles:

10 – A advertência que nós todos ignoramos

Mistérios do Mundo

Toda vez que você compra um pacote de cotonetes, este rótulo de advertência está lá, explicando como ele deve ser utilizado. Afinal, se você se machucar, não é a empresa que irá responder pelo dano.

9 – Confie nos médicos

Mistérios do Mundo

Pela primeira vez em quase 10 anos, a Academia Americana de Otorrinolaringologia (especialistas em ouvidos, narizes e gargantas) publicou recentemente um estudo atualizado com recomendações baseadas em evidências sobre o tratamento da cera.

E entre suas recomendações dizia que para um ouvido saudável, você deve retirar os cotonetes de sua vida.

8 – Uma boa limpeza

Mistérios do Mundo
Dr. Schwartz, um dos presidentes do grupo de pesquisas revelou: “Existe uma inclinação para as pessoas quererem limpar os ouvidos, porque eles acreditam cera é uma indicação de impureza. Esta desinformação leva aos hábitos mais inseguros à saúde das orelhas. “

7 – A razão para a cera de ouvido

Mistérios do Mundo
Para entender os perigos por trás dos cotonetes, você primeiro tem que entender a finalidade do cera (também conhecida como cerumen). Suas orelhas fazem realmente uma autolimpeza, um processo que requer a produção de cera constante.

6 – Retenção de sujeira e poeira

Mistérios do Mundo

Quando sujeira, poeira ou outras partículas pequenas entram na sua orelha, eles ficam presos na cera de ouvido. A cera impede que as coisas viajem para dentro de seu organismo.

5 – Eliminando a cera

Mistérios do Mundo
A cera, com sujeira e partículas de poeira presas, faz sua saída naturalmente. Isso acontece com o movimento de sua mandíbula (como mastigação) ou quando o crescimento da pele a empurra para fora. Uma vez que a cera começa a sair pela abertura de sua orelha, grandes quantidades também saem durante o banho.

4 –  Efeito oposto ao desejado

Mistérios do Mundo

Usando um cotonete, você está impedindo a cera de sair da orelha através de seu processo natural. Em vez disso, você está empurrando a cera de volta ao canal auditivo e isso pode de fato gerar problemas graves.

3 – Do mau ao pior

Mistérios do Mundo

Ao empurrar a cera para o ouvido, você pode causar uma série de outros sintomas, que vão desde pequenas irritações, como coceira, sensação de orelha cheia ou sensibilidade ao toque, aos problemas maiores como perda auditiva.

2 – Não são apenas os cotonetes

Mistérios do Mundo

Os cotonetes não são os únicos objetos que as pessoas usam para remover cera. Eles também usam clipes, o dedo mindinho (eca), toalhas, papeis, entre outros. No entanto, como diz o Dr. Schwartz, “qualquer coisa que se encaixa no ouvido pode causar sérios danos ao ouvido e ao canal auditivo, muitos deles permanentes”.

1 – Problemas maiores

Mistérios do Mundo

Qualquer coisa que você colocar em seu ouvido tem o potencial abrir um buraco em seu tímpano. A recomendação humorada da Academia Americana de Otorrinolaringologia é: “Não coloque nada menor do que o cotovelo no ouvido”, ou seja, nada que realmente entre ali.

E aí, vai continuar ainda usando os cotonetes?

[Guff]

Comentários
Carregando...