Estudo revela quando você deve fazer exercícios se quiser realmente perder peso

Encontrar tempo para se comprometer com exercícios físicos pode ser um verdadeiro desafio, forçando muitos de nós a participar de uma corrida rápida ou uma sessão de ginástica sempre que houver um momento livre. Talvez seja hora de repensar esses hábitos.

Novas evidências sugerem que, se você realmente quiser aproveitar ao máximo o seu exercício, você deve fazê-lo no mesmo horário todos os dias. É uma agenda que seu corpo vai agradecer.

Um estudo conduzido por pesquisadores da Brown Alpert Medical School, nos EUA, mostrou que realmente não importa se você é um corredor de maratonas ou um ciclista crepuscular; é a consistência que é a chave, se você quiser perder peso.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA sugere que duas horas e meia de atividade física moderada por semana é o mínimo que devemos fazer para nos manter saudáveis.

E não apenas um minuto aqui ou ali, mas pelo menos 10 minutos de exercícios em cada sessão.

Desnecessário será dizer que, se você está em boa forma e em bom estado de saúde, você provavelmente está atendendo a esse requisito. Mas muitos daqueles que têm problemas em manter o peso baixo muitas vezes lutam para conseguir o exercício de que precisam.

Usando os resultados da pesquisa sobre a atividade física de 375 indivíduos que se exercitam para perda de peso, os pesquisadores identificaram uma forte relação entre um nível moderado a vigoroso de exercício na mesma hora do dia e a quantidade de tempo gasto em exercício.

Aproximadamente metade dos voluntários eram pessoas que faziam exercícios durante a manhã, o que, quando tomado em contexto com um estudo prévio de alguns dos mesmos cientistas, poderia indicar que a atividade física antes de começar o dia é o caminho a percorrer.

Essa preferência pela regularidade pode se resumir à maneira como pensamos sobre o nosso dia.

As atividades que esperamos fazer em horários determinados – como pegar as crianças, ir ao trabalho ou participar de reuniões sociais – não são realmente coisas para as quais damos muito pensamento consciente.

Essa repetição irracional é chamada de automaticidade e já se mostrou importante quando se trata de manter um regime de exercícios.

O segredo é, portanto, associar o exercício com alguma “sugestão” mental pré-existente para um compromisso que você não evitará, reduzindo o esforço necessário se você tivesse que planejar uma atividade e então se motivar a fazê-la.

Você pode pegar o ônibus das 7:30, fazer um treino de cardio curto na academia perto do escritório, e então estar em sua mesa para aquela reunião diária das 9 da manhã. Ou, se você é uma coruja da noite, pode ir para uma corrida antes de chegar em casa.

Uma caminhada até a estação de trem pode ser um hábito, mas não conta. Exercício incidental pode ser trabalhado em uma rotina, mas somente se for de um tipo que faz seu coração notavelmente bombear mais forte e exige esforço.

“Exercícios repetidos na presença de pistas consistentes, como na mesma hora do dia ou no mesmo local, podem ajudar a estabelecer relações de exercícios físicos”, escrevem os pesquisadores.

Por si só, uma pesquisa como essa só pode ir tão longe em demonstrar o que causa algo tão complicado quanto um hábito de exercício. Motivações individuais não podem ser dispensadas, e mais pesquisas são necessárias antes que qualquer reivindicação definitiva possa ser feita.

“Também será importante determinar se há uma hora específica do dia que é mais vantajosa para os indivíduos que têm níveis baixos de atividade física desenvolver um hábito de atividades”, diz o primeiro autor do estudo, Leah Schumacher.

Em todo o mundo, pouco menos de um terço das mulheres e quase um quarto de todos os homens não estão envolvidos em um nível de atividade física que os manterá do lado certo da saúde.

As razões são sem dúvida complexas e variadas, e também parecem estar ligadas a quanto tempo de lazer realmente temos à nossa disposição.

É difícil, especialmente para pessoas ocupadas, conseguir seus 150 minutos por semana. Mas é importante escolher um tempo e cumprir.

Esta pesquisa foi publicada na Obesity.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.