Estudo confirma que cães sabem identificar uma pessoa confiável

Os cães são animais extremamente inteligentes, e cada vez mais nos surpreendem com suas capacidades. Agora, um novo estudo realizado pela Universidade de Kyoto, no Japão, afirma que os cães são capazes de perceber se uma pessoa é confiável ou não.

O grupo de cientistas, liderado por Akiko Takaoka, realizou os seguintes procedimentos para chegar a essas conclusões:

Primeiramente, os donos dos cães apontavam para um recipiente com comida, para onde os cães rumavam. Depois disso, em uma tentativa de “irritar” os cães e abalar a confiança dos animais, lhes era apontado um outro recipiente, desta vez vazio. Chegando lá, os cães se deparavam com um pote vazio.

Foi então que, em um terceiro momento, se percebeu que a maioria dos cães enganados não acreditava na terceira vez que lhes era apontado um recipiente. Segundo os pesquisadores, isso mostra que os cães podem usar suas experiências anteriores para decidir se acreditam ou não em uma pessoa. Isso quer dizer que a cada atitude que você tem em relação ao seu cão, você está construindo uma relação de confiança com ele, de forma semelhante ao que acontece entre os humanos.

Estudo confirma que cães sabem identificar uma pessoa confiável
Shutterstock

Um outro estudo, conforme relatado pelo portal BrightSide, indica que os cães também pensam suas atitudes e respostas a estímulos com base em como as pessoas agem em relação a seus donos. Na pesquisa em questão, os cães assistiam uma pessoa que não conheciam agindo de forma rude, grosseira ou agressiva com seus donos. Esta pessoa, depois disso, oferecia um biscoito ou algum outro “agrado” para os animais – que em sua grande maioria prontamente recusavam o presente. Em outras palavras, de acordo com o estudo, os cães não confiavam naquelas pessoas que haviam maltratado seus donos.

Todas essas descobertas se somam a outros conhecimentos prévios em relações aos cães, como a de que eles são capazes de identificar e interpretar nossos gestos e sinais corporais, e provam que os cães são realmente muito mais inteligentes do que imaginamos.

Evidentemente, novas pesquisas sempre são bem-vindas para incrementar a literatura científica sobre o “melhor amigo do homem”, mas o fato é que eles não param de nos surpreender!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.