Estranha estátua de macaco é achado na Parque Marinho de Fortaleza

Pesquisadores estavam mergulhando para mapear as espécies que vivem no Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, em Fortaleza, no Ceará, quando encontraram uma estranha estátua de macaco feita de concreto. O objeto curioso estava a 25 metros de profundidade e surpreendeu os pesquisadores.

“Foi semana passada. Fomos para uma recife que nunca tínhamos mergulhado, descemos e vimos o que parecia ser uma figura humana, mas chegamos perto e vimos que era uma estátua de macaco”, contou o professor Marcelo Soares, coordenador da pesquisa.

Estranha estátua de macaco é achado na Parque Marinho de Fortaleza
Foto: Labomar-UFC/Mar do Ceará/SEMA

Desde o começo do mês, equipes do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) estão fazendo mergulhos entre 17 e 30 metros para identificar e quantificar as espécies marinhas e aferir a temperatura, oxigênio e salinidade da água.

A estátua em questão foi encontrada dentro d’água com uma corda presa na cintura.

“Ninguém sabe quem fez, e ninguém sabe como ela foi parar lá e nem por qual motivo. Foi super curioso”, contou Marcelo.

Marcelo continuou contando que cerca de 200 espécies vivem na área do Parque Marinho, mas que o número deve aumentar depois da conclusão do Plano de Manejo da unidade de conservação.

“Estamos na fase crucial para diagnosticar a saúde dos animais e do ambiente para, então, podermos fazer intervenções. A gente tem se surpreendido muito com os resultados. Nos últimos mergulhos, encontramos espécies de tubarões, arraias, tartarugas e peixes. Essa diversidade de animais indica que o ambiente está saudável. Encontramos também corais grandes e isso é um indicador de saúde do local”, pondera.

O Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio fica situado a cerca de 18 quilômetros do Porto do Mucuripe, na capital cearense.

você pode gostar também
2 Comentários
  1. Alex Diz

    Não é um macaco, é a mesma estátua do ET de Quixadá, também no Ceará. Fica num posto de combustível as margens da BR e muita gente para para fazer fotos com ele. É igualzinha a essa daí. Vejam aqui: https://i.ytimg.com/vi/1usO4HV6r9I/maxresdefault.jpg

  2. Izaias Diz

    Tens razão. É idêntica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.