Estes 5 instrumentos de tortura que usaram durante a Santa Inquisição mataram mais de 5 mil pessoas

Estes 5 instrumentos de tortura que usaram durante a Santa Inquisição mataram mais de 5 mil pessoas

A Santa Inquisição foi a instituição da Igreja Católica durante a Idade Media que se dedicava a perseguir e torturar todas aquelas pessoas que não professavam a mesma fé que eles. Começou pela primeira vez em 1231 a cargo do Papa Gregorio IX e com o tempo foi se expandindo pelos países europeus até chegar à América Latina.

O tribunal da Santa Inquisição suprimia tudo aquilo que considerava “heresia” e os maus costumes dos cidadãos, obrigando-os usualmente a “confessar” seus pecados depois de jornadas de torturas intensas e violentas.

Francisco de Goya

E dentre as muitas formas de tortura que existiam na Idade Média que eram utilizadas pela Igreja Católica, cinco instrumentos são os que mais se destacam por tamanha brutalidade, pois foram utilizados para matar mais de 5 mil pessoas.

1. O Rack

     

Era uma espécie de mesa larga, onde a vítima era presa pelos pés e as mãos nas extremidades do aparelho, onde começavam a estirá-los em direções opostas com o fim de deslocar todas as articulações do corpo.

2. Tortura com água

 

Deitados de costas com a cabeça baixa, presos em uma maca, os torturadores introduziam um cano na boca da pessoa e enchiam seu corpo com água – uns 10 litros contínuos – até que seu estômago não suportasse mais e explodisse.

3. A poleia

 

Prendiam as mãos dos torturados em suas próprias costas, colocavam um peso que ficava suspendido em seus pés e o prendiam pelas munhecas. Quando o instrumento se encontrava o mais acima possível, o deixavam cair justo antes de tocar o chão.

4. O berço de Judas

 

Prendiam as munhecas e os pés da vítima, os levantavam usando poleias e depois os deixavam cair sobre uma pirâmide pontiaguda, para que perfurasse seu ânus, escroto ou vagina.

5. A roda

 

O torturado era preso de costas, e o golpeavam com um objeto contundente com a finalidade de triturar os ossos. Este instrumento era utilizado para a pena de morte, assim que depois da tortura, ficavam ali, presos, esperando sua hora chegar.

Comentários
Carregando...