Conheça o teste que pode indicar se uma pessoa tem esquizofrenia

No vídeo que ilustra esta publicação você pode conferir um teste conhecido como “Teste da Máscara Oca”, que supostamente pode indicar sinais de que uma pessoa possui tendências esquizofrênicas. O teste é bastante simples, e consiste em uma animação de uma máscara, que permanece em rotação durante todo o vídeo. A questão é que, para algumas pessoas, a máscara possui duas faces distintas, uma em cada lado, enquanto para outras pessoas a máscara possui uma face e um outro lado oco.

O que é dito acerca deste teste é que, em cérebros “saudáveis”, existe uma tendência natural em interpretarmos formas visuais de acordo com “modelos” pré-estabelecidos que temos em nossa mente. Isto faz, por exemplo, com que o nosso cérebro tente interpretar rostos sempre que possível, fazendo com que as pessoas “saudáveis” que se submetem a esse teste enxerguem dois rostos na máscara.

Em pessoas com esquizofrenia, no entanto, a interpretação do vídeo não funciona bem assim. O cérebro destas pessoas não é “enganado” por este mecanismo, o que faz com que elas consigam enxergar perfeitamente a parte oca da máscara enquanto ela gira.

Em cérebro tidos como saudáveis, muitas vezes a ilusão consegue se manter mesmo depois dos indivíduos serem avisados e instruídos sobre o que exatamente está acontecendo no vídeo que estão assistindo. É praticamente impossível “obrigar” o cérebro a ver a parte oca da máscara se você não consegue vê-la em um primeiro momento.

Evidentemente, como é verdade para todo e qualquer tipo de teste fora do ambiente médico e clínico, este teste definitivamente não serve como diagnóstico, e em nenhuma hipótese substitui uma consulta a um especialista. Ainda que você enxergue a parte oca da imagem e tenha outros sinais da doença, não faça nada por conta própria e não dispense uma visita ao médico.

Confira o vídeo abaixo e faça o teste:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.