No vídeo que ilustra esta publicação você pode conferir um teste conhecido como “Teste da Máscara Oca”, que supostamente pode indicar sinais de que uma pessoa possui tendências esquizofrênicas. O teste é bastante simples, e consiste em uma animação de uma máscara, que permanece em rotação durante todo o vídeo. A questão é que, para algumas pessoas, a máscara possui duas faces distintas, uma em cada lado, enquanto para outras pessoas a máscara possui uma face e um outro lado oco.
O que é dito acerca deste teste é que, em cérebros “saudáveis”, existe uma tendência natural em interpretarmos formas visuais de acordo com “modelos” pré-estabelecidos que temos em nossa mente. Isto faz, por exemplo, com que o nosso cérebro tente interpretar rostos sempre que possível, fazendo com que as pessoas “saudáveis” que se submetem a esse teste enxerguem dois rostos na máscara.
Em pessoas com esquizofrenia, no entanto, a interpretação do vídeo não funciona bem assim. O cérebro destas pessoas não é “enganado” por este mecanismo, o que faz com que elas consigam enxergar perfeitamente a parte oca da máscara enquanto ela gira.
Em cérebro tidos como saudáveis, muitas vezes a ilusão consegue se manter mesmo depois dos indivíduos serem avisados e instruídos sobre o que exatamente está acontecendo no vídeo que estão assistindo. É praticamente impossível “obrigar” o cérebro a ver a parte oca da máscara se você não consegue vê-la em um primeiro momento.
Evidentemente, como é verdade para todo e qualquer tipo de teste fora do ambiente médico e clínico, este teste definitivamente não serve como diagnóstico, e em nenhuma hipótese substitui uma consulta a um especialista. Ainda que você enxergue a parte oca da imagem e tenha outros sinais da doença, não faça nada por conta própria e não dispense uma visita ao médico.
Confira o vídeo abaixo e faça o teste: