Esta professora realizou um experimento criativo para mostrar a importância de lavar as mãos

Muito além de suas tarefas curriculares, os professores frequentemente ajudam as crianças em outras áreas da vida, como a higiene e os cuidados com a saúde. Jaralee Metcalf, uma professora estadunidense de Idaho, realizou um experimento criativo e impressionante para mostrar a seus alunos a importância de manter as mãos sempre bem limpas.

Por conta de seu trabalho em uma escola de ensino primário, Jaralee frequentemente apresenta sintomas de gripe, e por conta disso decidiu conversar com seus pequeninos. Evidentemente, acabar de uma vez por todas com a transmissão de bactérias e vírus em uma sala de aula é uma tarefa quase impossível, mas com a sua atitude ela pretendia pelo menos diminuir os riscos.

Jaralee convidou os seus alunos para um experimento criativo: Ela dividiu as crianças em “níveis de higiene das mãos”. Para um grupo, ela pediu para que as crianças lavassem perfeitamente as mãos, com água e sabão. Para outro, solicitou que elas limpassem as mãos apenas com álcool em gel, ao passo em que outras crianças foram convidadas a sujar as mãos em diferentes tipos de superfícies.

Ao final desta etapa do experimento, a professor ordenou que todos os alunos tocassem em uma fatia de pão – todas retiradas do mesmo pacote, com o intuito de passar as bactérias da mão para o alimento. Depois disso, as fatias foram embaladas em sacos plásticos individuais, deixados “descansando” por aproximadamente um mês. Junto com as fatias anteriormente citadas, foi colocada uma fatia de “controle”, intocada pelos alunos.

Confira os resultados:

Fatia esfregada em notebooks.

Jaralee Annice Metcalf / facebook

Um mês após o início do experimento, Jaralee percebeu que a fatia que aparentava pior estado era aquela que havia sido esfregada nos computadores (notebooks) da escola, dando indícios do quão sujo esses aparelhos podem ser.

Fatia tocada por alunos com as mãos limpas:

Jaralee Annice Metcalf / facebook   © Jaralee Annice Metcalf / facebook

Na imagem acima você pode ver, do lado esquerdo, a fatia que fora tocada por alunos que haviam limpado suas mãos com água e sabão. Do lado direito, para efeitos de comparação, está a fatia que não foi tocada pelos participantes do experimento.

Fatia tocada por mãos sujas.

Jaralee Annice Metcalf / facebook

Esta fatia, que também apresenta grandes formações de fungos, foi tocada por alunos convidados a não lavar suas mãos antes do experimento.

A fatia do álcool em gel.

Jaralee Annice Metcalf / facebook

Talvez a mais curiosa das fatias seja essa, tocada por alunos que lavaram suas mãos apenas com álcool em gel. Isso prova que o produto não substitui uma boa higienização dos mãos, com água e sabão.

E você? O que faz para ensinar suas crianças sobre a importância da higiene?

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.