O sonho de muita gente é viver em uma casa grande, aconchegante, com espaço de sobra para ter tudo aquilo que você sempre sonhou em ter dentro da sua residência. Mas em alguns países onde a população cresce além dos limites, isso pode ser quase impossível mesmo para aqueles que recebem salários acima da média.
Essa é uma realidade principalmente em países asiáticos, como o Japão e a China, onde as pessoas cada vez mais estão se acostumando a viver em casas e apartamentos (muito) pequenos. Mas, como o bom e velho ditado já dizia, tamanho nem sempre é documento.
Isso é o que a Nestron, empresa de Singapura, na Ásia, tenta provar com a sua casa pré-fabricada, chamada de “Cube Two”, que vem chamando bastante atenção na Internet nas últimas semanas. Com pouco mais de 24,4 metros quadrados, a casa compacta tem tudo o que você precisa para viver bem, e impressiona pela forma inteligente como os espaços são aproveitados, além do visual futurista, que faz você se sentir como se estivesse em uma nave espacial do futuro.
Esta é a visão externa do ‘Cube Two’, nova residência pré-fabricada que vem fazendo sucesso na Ásia, mais especificamente em Singapura.

Apesar do espaço reduzido, quando você está dentro da casa, isso não representa um problema assim tão grande.

Esta é a planta da casa, que ilustra a disposição dos espaços.

Este é o quarto principal. Pequeno, porém com visual futurista e bem equipado.


Algumas peças da casa possuem aberturas e janelas com visão para o céu, o que ajuda a dar uma impressão de amplitude, além de iluminar a residência com luz natural.

A grande maioria dos móveis e artigos de decoração já estão incluídos no preço base da residência, que atualmente está na casa dos 52 mil dólares. É difícil fazer uma conversão, visto que o Cube Two não tem previsão de ser vendido na América do Sul. No entanto, grosseiramente falando, isso significa algo em torno de R$ 270 mil.

Mesa de jantar equipada próxima à cozinha.

De acordo com a Nestron, empresa por trás do Cube Two, a casa foi projetada para receber famílias de até três ou quatro pessoas.

A casa é toda interligada pela Internet, e várias funções podem ser ativadas por comandos feitos a partir de smartphones e computadores.


Você pode usar a sua voz, por exemplo, para acionar comandos como ligar ou desligar a luz.

Para a realidade asiática, onde as pessoas muitas vezes vivem em lugares ainda menores e muito menos equipados do que isso, esta casa pode ser considerada um paraíso.

Por conta do seu formato, é consideravelmente fácil transportar a casa para onde você precisar, e ela ocupa realmente pouco espaço dentro do terreno (ou onde quer que ela seja instalada).


Atualmente, o ‘Cube Two’ está em fase de pré-vendas, e está saindo pelo valor já citado de 52 mil dólares. Esse preço, no entanto, pode encarecer um pouco a depender de fatores como instalações elétricas, fretes e outros serviços. Não há previsão de que casas como essa se tornem uma tendência no Brasil, nem sequer na América do Sul como um todo. No entanto, com o passar dos anos e o crescimento exacerbado das nossas populações, não é estranho pensar que um dia podemos chegar lá.
E você, conseguiria morar nesta casa?