Esses sinais indicam que você é uma pessoa inteligente acima da média, mesmo que você não ache isso

Você poderia dizer que há muitas pessoas não muito inteligentes por aí, mas não é que existem muitas delas, é só que eles são geralmente são muito “barulhentas”. Há muitas pessoas extremamente inteligentes em todos os lugares, mas elas simplesmente não ficam anunciando o fato de serem inteligentes, por um simples motivo de inteligência, é claro. É algo natural para elas e elas tentam viver suas vidas livremente, sem constantemente buscar atenção para si mesmas, afinal, possuem coisas mais interessantes (e inteligentes) para fazer! A princípio, essas pessoas tendem a parecer bastante com as outras pessoas, até que elas o surpreendam com pequenos atos inteligentes.

Confira a seguir alguns dos sinais reveladores que podem mostrar se você é inteligente acima da média, mesmo que você não ache isso:

1 – Você é uma pessoa coruja

Como pesquisas recentes sugerem, aqueles que preferem ficar acordados até tarde e fazer seu melhor trabalho à noite, pontuam mais alto em testes de QI em comparação com as pessoas que acordam mais cedo. Porém, manter-se acordado à noite não vai “magicamente” transformá-lo em alguém mais esperto – as pessoas inteligentes são mais propensas a trabalhar e buscar aprendizado durante a madrugada, enquanto todos estão dormindo. Logo, elas dormem e possuem uma melhor associação daquilo que estudaram anteriormente.

2 – Você é do tipo silencioso

Você encontrará muitos equívocos sobre pessoas quietas, que são rotuladas como introvertidos, antissociais e assim por diante. Isso não é necessariamente verdade e, embora nem todas as pessoas quietas sejam necessariamente inteligentes, as pessoas altamente inteligentes muitas vezes se absterão de falar diante de certas situações. Elas tomarão algum tempo para pensar sobre o que foi dito e preparar uma resposta adequada, já que acham o silêncio melhor que uma conversa sem sentido.

3 – Você enfrenta seus problemas

Você pode se encontrar enfrentando um monte de problemas difíceis, mas uma pessoa inteligente não vai deixar com que essas coisas a derrube. Uma pessoa muito inteligente é organizada e saberá priorizar e lidar com os problemas no momento certo, antes que as coisas até tenham a chance de começar a perder o controle. Se você é o tipo de pessoa que enfrenta problemas e acolhe desafios, busca soluções em vez de ficar reclamando e está sempre na beira da sua zona de conforto, é provável que você seja bastante inteligente.

4 – Você sai com pessoas inteligentes e criativas

As companhias que você mantém são um bom reflexo de quem você é como pessoa. Pessoas excepcionalmente inteligentes tendem a sair com pessoas como elas, ou seja, inteligentes, criativas e que buscam ser bem resolvidas em todas as áreas de sua vida. Há sempre algumas exceções, é claro, afinal uma pessoa inteligente também buscará ser útil aos outros, principalmente através de exemplos.

5 – Você busca perfeição

Pode não haver nada que sugira uma grande inteligência em sua aparência ou discurso, mas a maneira como você se comporta é um excelente indicador. Pessoas inteligentes sempre miram a perfeição, então cada vez que você as vê, você poderá notar algumas pequenas melhorias. Elas são sempre um pouco diferentes do que antes eram. Essa mentalidade de busca pela por ser alguém melhor é aplicada a todos os aspectos da vida, desde do jeito que se vestem e buscam dar o seu melhor no trabalho, até como utilizam diversas horas do seu tempo desenvolvendo alguma habilidade útil.

6 – Você tende a ser bastante auto-crítico

Há muitos narcisistas que às vezes mentem para si mesmos e aos outros sobre o quão bom são em alguns aspectos, por isso é um alívio ver alguém que é verdadeiramente humilde. Afinal, o real significado da humildade é ter a capacidade de olhar para si mesmo objetivamente, reconhecendo as próprias falhas e tendo vontade de corrigi-las. Essa característica demonstra um fator muito grande de inteligência: a capacidade de querer ser alguém melhor, nunca optando por mudar o outro, mas sim a si mesmo.

7 – Você gosta de se manter informado   

Pessoas inteligentes gostam de estar atualizadas com as novidades de vários campos diferentes, sempre tentando conhecer o que está acontecendo no mundo e como as coisas funcionam, pouco a pouco. Uma pessoa inteligente ficará atualizada com notícias locais e globais, bem como tentará aprender tudo o que pode sobre temas que estão diretamente relacionados à sua vida ou são interessantes para elas e/ou para o mundo.

Reunir informações, aprender coisas novas e desenvolver habilidades úteis é um objetivo vitalício para pessoas altamente inteligentes e elas sempre terão uma maneira de manter-se ocupadas, em vez de preocupadas.

8 – Você está constantemente ocupado com diversos projetos diferentes

Falando em manter-se ocupado, um bom indicador de que você está lidando com uma pessoa muito inteligente é o fato de que elas sempre têm alguns projetos em que estão trabalhando. Elas podem estar melhorando em algum idioma, lendo sobre como estar preparado para realizar reparos em casa, tendo aulas de dança, trabalhando algumas receitas novas na cozinha ou escrevendo um livro sobre algo interessante.

Enquanto muitas pessoas gostam de ficar ocupadas, uma pessoa inteligente irá preencher seu tempo livre com atividades que os ajudem a melhorá-las de uma forma ou de outra, a fim de poder cada vez mais dar seu melhor para o mundo. Nem todas as pessoas inteligentes são muito produtivas, mas pode ser um bom indicador de um intelecto maior.

9 – Você faz perguntas certas

Ao falar com uma pessoa inteligente que não busca toda hora mostrar o que sabe, você notará que elas não tentam estragar conversas ou começar monólogos longos. Elas ouvirão o que você tem a dizer, permitindo alguns momentos de silêncio aqui e ali, enquanto pensam sobre as coisas.

Muitas vezes dão conselhos úteis ou até fazem com que você pense para chegar às conclusões corretas por conta própria, afinal, ela nunca tentará convencê-lo do que diz, mas oportunizará você fazendo você refletir. Se seus amigos gostam de falar com você e dizem que você é um bom ouvinte, você provavelmente é um bom amigo.

10 – Você não acha que é excepcionalmente inteligente

Muitas pessoas com baixo nível de competência tendem a superestimar suas habilidades, enquanto as pessoas altamente competentes tendem sempre a analisar seus limites. Isso é devido ao fato de que quão mais inteligente, informado e habilidoso você for, mais você percebe quanto espaço há para se aprimorar ainda mais, não estando completamente satisfeito com seu conhecimento atual ou nível de habilidade.

A verdadeira inteligência não pode realmente ser escondida ou mascarada efetivamente. As pessoas com inteligência a utilizam, mas não buscam mostrar, embora esses dez sinais mostrem muita coisa sobre elas. [Lifehack]

Comentários
Carregando...