Esses são os 8 primeiros sintomas da AIDS que todo mundo deveria saber

Apesar de existir ainda muito medo e preconceito acerca do assunto, as notícias sobre a AIDS assustam as pessoas pelo fato de ainda não haver uma cura definitiva para o problema.

Falar sobre AIDS era um tabu há algumas décadas, de modo que hoje em dia podemos falar mais abertamente sobre o vírus HIV.

Apesar de existir ainda muito medo e preconceito acerca do assunto, as notícias sobre a AIDS assustam as pessoas pelo fato de ainda não haver uma cura definitiva para ela, mesmo que a qualidade de vida do paciente seja melhorada e prolongada através dos famosos coquetéis.

Após 21 dias, alguns sintomas podem aparecer e aí que está o erro: as pessoas tendem a confundi-lo com uma simples gripe ou infecção viral, não procurando então ajuda médica por já terem se sentido assim antes.

Estima-se que no Brasil 1 a cada 5 pessoas infectadas ainda não sabe que possui o vírus HIV, de modo que apenas buscam ajuda quando os sintomas ficam agudos, o que prejudica ainda mais sua qualidade de vida. Veja a seguir quais são eles:

8 – Dores no corpo

Mistérios do Mundo

Músculos inchados, doloridos e articulações sensíveis podem causar indisposição e fadiga, sendo este um sintoma muito comum para quem possui o vírus HIV.

7 – Transpiração excessiva

Mistérios do Mundo

Para algumas pessoas isso é normal, porém principalmente à noite, um paciente de HIV pode ser acometido por esse inconveniente.

6 – Perda de peso

Mistérios do Mundo

Este talvez seja o sintoma mais visível dos portadores de HIV, junto com diarreias e vômitos constantes.

5 – Candidíase

Mistérios do Mundo

O fungo cândida está no organismo de todo ser humano, porém com a imunidade baixa e as defesas comprometidas, ele pode infectar os pacientes soropositivo.

4 – Erupções cutâneas

Mistérios do Mundo

De 48 a 72 horas após a contração do vírus é comum que apareçam erupções cutâneas arredondadas e com um relevo discreto. Geralmente o pescoço, o tórax e o próprio rosto são alvos dessas marcas.

3 – Dor de garganta

Mistérios do Mundo

Faringite é um sintoma comum, porém elas ocorrem sem a presença de pus e sem deixar inflamações.

2 – Febres persistente

Mistérios do Mundo

80% dos pacientes acometidos pelo vírus HIV inclusive chegam a 40 graus de febre, acompanhado pelo aumento de infecções e outras doenças.

1 – Problemas respiratórios

Mistérios do Mundo

Doenças como a pneumonia e tuberculose se aproveitam da baixa resistência da pessoa para tomarem conta do organismo. Por isso, é bom ir ao médico e solicitar um exame de sangue completo caso alguma dessas doenças invada seu organismo.

Os sintomas que caracterizam a infecção causada pelo HIV como podemos perceber são comuns e de certo modo até considerados normais, por esse motivo podem ser facilmente confundidos com outros problemas.

Por isso, caso você apresente qualquer alteração, é importante visitar um médico imediatamente, para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível.

[MD Saúde]

 

Comentários
Carregando...