Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

Esses 10 livros irão mudar sua percepção sobre a vida

Já dizia Carl Sagan que “os livros são a verdadeira prova de que os seres humanos podem fazer magia” e de fato! Muitos deles refletem o legado de grandes precursores de mudanças de nível mundial, sendo extremamente essenciais para compreendermos um pouco sobre como essas pessoas especiais viam o mundo ou faziam dele um lugar melhor para se viver.

Nesta seleção especial, separamos para você 10 livros que te farão mudar sua percepção sobre a vida:

10 – O Poder do Mito – Joseph Campbell

Mistérios do Mundo

Joseph Campbell é considerado a maior autoridade em mitos no mundo todo, sendo um especialista que investigou a fundo a simbologia dos mitos culturais e religiosos dos povos. Nesta obra, o autor explica a importância do mito em nossas vidas e como ele pode servir para nos contar mais sobre o universo em seu funcionamento a partir de histórias criadas por civilizações – que no entanto nunca devem ser interpretadas literalmente.

Esta obra também se encontra disponível em vídeo.

9 – Cosmos – Carl Sagan               

O célebre divulgador científico Carl Sagan aborda nesta obra desde a origem do universo que conhecemos descoberta pela ciência, como também sua evolução e seu possível futuro ameaçador que temos criado a nós mesmos. Com pouquíssimas revisões necessárias, Cosmos continua ser um legado para a humanidade.

Esta obra também se encontra disponível em vídeo.

8 – Uma Breve História do Tempo – Stephen Hawking

Mistérios do Mundo

Este sem dúvida é um marco definitivo da literatura de divulgação científica. Escrito por Hawking, uma das mentes mais geniais do mundo moderno, o livro instiga o leitor na busca por respostas a algumas das maiores dúvidas da humanidade:

Qual a origem do universo e do tempo? Ou tudo sempre existiu?
Existem outras dimensões além das três espaciais?
Se o universo não existiu sempre, como foi seu começo e o que vai acontecer quando tudo terminar?

Todas essas perguntas procuram ter uma resposta a partir da exposição dos mistérios da física de partículas até a dinâmica que movimenta centenas de milhões de galáxias por todo o universo. Hawking leva a leitura de forma lúdica e muito agradável e vale muito a pena conferir!

7 – A Arte de Amar – Erich Fromm

Mistérios do Mundo

 

Com base em amplos estudos culturais, filosóficos, sociológicos e históricos, o autor demonstra o amor como um processo construtivo, uma arte, incitando as suas mais variadas formas e oferecendo chaves de desenvolvimento com base em conhecimento, aceitação, cuidado e responsabilidade. Partindo dessa premissa, podemos desenvolver o amor maduro pelas pessoas.

6 –  O Poder do Agora – Eckhart Tolle

Mistérios do Mundo

Best Seller no mundo todo, Eckhart Tolle nos alerta a respeito de toda a causa de nossas problemáticas psíquicas e emocionais: a incapacidade de vivenciar o agora. Ele nos aponta técnicas e também relatos de experiências que farão toda a diferença durante e após a leitura. Este é um livro que deveria ser cabeceira de toda pessoa que deseja se tornar um indivíduo melhor e mais consciente!

5 –  A República – Platão

Mistérios do Mundo

A obra “A República” do filósofo grego Platão foi e ainda é a precursora de muitas outras existentes, inclusive o embasamento de muitos teóricos políticos no quesito de “sociedade ideal”. Platão expõe como seria um sistema em que seguiríamos a nossa real vocação (voz que chama a ação), para criarmos uma sociedade justa e independente.

Na obra os aspectos mais intrínsecos são abordados, como a importância da música e outros elementos primordiais na formação do indivíduo, além de outros conceitos mais aprofundados como o Amor e a prática das virtudes.

4 – Como Melhorar a Sua Vida Através da Filosofia – Walmir Cardarelli

Mistérios do Mundo

Apesar de não muito conhecido, o livro Como Melhorar a Sua Vida Através da Filosofia se encontra disponível na Academia Escola de Filosofia Livre, também dirigida pelo autor e diretor Walmir Cardarelli. Na obra o autor faz um paralelo da filosofia e os princípios básicos de nossa vida, que geralmente ignoramos, oferecendo chaves importantes para uma mudança em nossos hábitos mais simples – que, todavia, dependem de nós mesmos.

3 – Admirável Mundo Novo – Aldous Axley

Mistérios do Mundo

Esta obra é um romance distópico, publicado em 1932, que narra um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, mesmo tudo não estando da forma correta.

É assombroso ver muitas coisas que ocorrem no enredo estarem em conformidade com o que vivemos atualmente.

2 – A Revolução dos Bichos – George Orwell

Mistérios do Mundo

Autor também do famoso livro 1984, A Revolução dos Bichos faz um paralelo com grandes revoluções históricas que, após lutar-se por uma ideologia, os lutadores corromperam-se às práticas que condenavam anteriormente.

Com este livro somos capazes de abandonar nosso posicionamento político fanático e ver que realmente carecemos de líderes, não apenas de governantes.

1 – Sobre a Brevidade da Vida – Sêneca

Mistérios do Mundo

Autor também de “A Vida Feliz”, Sêneca nesta obra nos revela de uma forma nada convencional, o como perdemos nosso precioso tempo, ou seja, nossa vida, com assuntos superficiais.

“Vivemos como se nunca fôssemos morrer, e morremos como se nunca tivéssemos vivido. O homem medíocre procura colocar mais dias em sua vida, enquanto o sábio, mais vida em seus dias.”

Gostou dessa seleção especial? Leia-os e compartilhe conosco a sua experiência!

Comentários
Carregando...