A dor é extremamente desconfortável, estressante e indesejada, mas trata-se de um recurso importantíssimo do nosso corpo para nos mostrar que algo não vai bem, e que precisamos fazer alguma coisa, seja lá o que esteja acontecendo.
Mas qual será a dor mais forte que um ser humano pode sentir? Nessa lista, vamos elencar 12 das piores dores possíveis – em ordem aleatória, e não de maior intensidade.
Confira:
1. Neuralgia do trigêmeo.

Como o nome indica, esta condição envolve o nervo trigêmeo, que se espalha por todo o rosto. A neuralgia do trigêmeo causa um distúrbio neste nervo, provocando uma dor extrema que pode ser percebida em qualquer parte do rosto. Os episódios de dor intensa envolvendo o trigêmeo costumam ser mais comuns em mulheres, mas nada impede que homens também possam ser afetados. Não há uma cura específica, mas felizmente existem remédios que podem combater a dor aguda até um nível aceitável.
2. Lesões no tendão de Aquiles.

Trata-se de um dos tendões mais fortes e compridos do corpo humano, por isso é bastante comum que ele seja considerado como um dos mais dolorosos quando acaba se rompendo. Estas lesões podem ocorrer em decorrência de práticas esportivas extremas, ou durante acidentes automobilísticos, em alguns casos. Na maioria dos casos, uma cirurgia é necessária para tratar estas contusões.
3. Gota.

A gota é causada pela presença de uma quantidade excessiva de ácido úrico no sangue, que acaba formando cristais de sódio nas articulações, provocando uma sensibilidade maior nessas áreas. Pacientes e médicos concordam que a dor, durante as crises, pode ser quase insuportável, o que faz com que o acompanhamento médico seja urgente.
4. Tétano.

Felizmente, o tétano é uma doença um pouco menos comum do que era no passado, graças à popularidade das vacinas. Justamente por isso, você provavelmente não conhece muitas pessoas que tenham passado por essas infecções. Saiba, porém, que é uma experiência extremamente dolorosa, que causa contrações musculares e pode até mesmo bloquear a passagem de ar para os pulmões, ocasionalmente levando à morte. [Quais são as piores maneiras de morrer, de acordo com a ciência?]
5. Pedras nos rins.

As pedras nos rins, conhecidas também como “cálculos renais”, são formações cristalinas que se depositam nos rins ou em outras partes do trato urinário. Muitas vezes, quando estão estáticas, são até imperceptíveis, mas quando começam a se movimentar, a dor pode ser insuportável. Em alguns casos, dependendo do tamanho das pedras e da severidade do quadro, a dor pode levar até mesmo a desmaios.
Caso a condição seja negligenciada, pode começar a ocasionar a aparição de sangue e pus na urina, por isso é recomendado que um médico seja procurado tão logo exista a suspeita da formação de pedras.
6. Queimaduras de segundo grau.

Apesar de apresentarem um grau de complexidade e de gravidade menor que as queimaduras de terceiro e quarto grau, as queimaduras de segundo grau podem ser muito mais dolorosas. Isso acontece pois os quadros mais graves costumam queimar também as terminações nervosas responsáveis pela sensação de dor, o que não acontece nos casos classificados em segundo grau.
Quem já passou por essas situações sabe que a dor é terrível, ao ponto de até mesmo o contato da pele queimada com o vento se transformar em uma experiência horrível.
7. “Fratura” peniana.

Ainda que o pênis não tenha ossos, é possível que um homem possa “fraturar” seu órgão sexual. Não se trata de uma fratura propriamente dita, e sim de uma torção que acaba por provocar um hematoma gigantesco no pênis, com o rompimento da túnica albugínea. Esses casos só podem acontecer com o membro em posição ereta, por isso na maioria dos casos acaba acontecendo durante o ato sexual, seja por algum tipo de prática “exótica” ou descuido.
Felizmente, a “fratura” é totalmente reversível clinicamente, quase sempre envolvendo uma cirurgia na região afetada. Na maioria dos casos, quando a ajuda médica é buscada em tempo hábil, o pênis consegue ser totalmente reconstruído ao seu funcionamento natural.
8. Picada da Formiga-cabo-verde

A formiga-cabo-verde é uma das maiores formigas do mundo, medindo entre 18 e 25mm. Mas o que mais impressiona acerca destes insetos é a dor provocada pela sua picada. No vídeo acima, você vê Hamish Blake, que voluntariamente decidiu participar de um processo de iniciação de uma tribo indígena, que consistia na inserção das mãos em luvas repletas destas formigas. Em outras palavras, quem veste tais luvas recebe nada menos que 100 picadas destes insetos, praticamente ao mesmo tempo.
Bem, a reação do pesquisador diz tudo.
9. Apendicite.

O apêndice é uma parte do corpo humano cuja utilidade gera dúvidas mesmo entre especialistas em medicina. Talvez você passe sua vida inteira sem sequer perceber que ele está… Desde que ele nunca decida inflamar.
Infelizmente, a apendicite é relativamente comum, e provoca dores muito fortes. Caso negligenciada, a inflamação pode se espalhar para outros órgãos e, em casos mais extremos, causar até mesmo a morte. Por isso, percebendo a dor, o mais recomendado é buscar imediatamente a ajuda de um médico.
10. Torturas.

Poderíamos citar diversas formas diferentes de tortura por aqui, mas qualquer tipo de prática, para ser incluída dentro desta classificação, certamente possui um grau elevadíssimo de dor envolvido. A tortura foi utilizada como punição, técnica de guerra e meio de extração de informações durante muitos anos, e infelizmente em alguns países ainda é aceita em alguns casos.
No Brasil, felizmente, trata-se de uma prática ilegal em absolutamente todos os casos.
11. Ataques de animais selvagens.

Felizmente, com a evolução e o desenvolvimento dos seres humanos em sociedades, cada vez menos vemos casos de pessoas sendo atacadas e se tornando o jantar de algum animal selvagem. Mas é fácil imaginar como deve ser dolorido e apavorante estar sendo atacado, por exemplo, por um lobo ou um leão. Pense apenas no peso do animal sobre seus ossos, e em seus dentes dilacerando pele, músculos, carne e tudo o que ver pela frente.
Caso você sobreviva para contar a história, certamente não esquecerá da dor por um bom tempo.
12. Dor do parto.
Prometemos não elencar as dores em nenhum tipo de ordem, mas acabamos deixando para o final aquela que provavelmente é a pior das dores que uma pessoa pode sentir. Pergunte a qualquer mulher qual é a pior dor que ela já sentiu e, caso ela já tenha passado por um parto normal, a resposta será sempre a mesma: a dor do parto.
Trata-se de um momento em que não apenas a mulher é submetida a um esforço gigantesco no nível físico, mas também no psíquico e emocional.
Por isso, pense muitas vezes (e de preferência não fale) antes de dizer que a mulher é o sexo frágil.
E para você, qual é a pior dor do mundo?