Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

Essas lagartas ‘zumbis’ são capazes de subir o topo de árvores para simplesmente… explodirem!

Um fenômeno misterioso começou a acontecer em toda Grã Bretanha e parece mais um filme de terror: uma lagarta “zumbi”, como se portasse algum vírus mortal para humanidade, sobe ao topo de uma árvore para simplesmente explodir, espalhando todo o vírus.

Daria um bom filme de terror, certo? O Dr. Chris Miller, gerente da Wildlife Trust em Lancashire, Manchester e North Merseyside, acredita que sim.

“É um show de horror” – disse ele.

 “Eu estava realizando uma pesquisa de grande porte sobre a saúde das borboleta em Winmarleigh Moss e notei uma lagarta pendurada no final de um ramo de um arbusto pequeno. Mais tarde, vi outra pendurado em uma grama alta – ambos estavam mortos, mas estavam intactos. Ao verificar alguns outros ramos, notei pequenos restos de pele de lagarta em alguns, sugerindo que os dois que eu vi não foram os únicos a serem afetados “.

Miller não encontrou ainda milhares de cadáveres mortas em Blackburn, Lancashire, mas ele encontrou o suficiente para se preocupar. Os insetos mortos haviam sido infectados por um tipo de baculovírus raro, mas conhecido, que entra nas lagartas quando comem folhas cobertas com ele. E como as folhas são cobertas?

O vírus muda seu comportamento e procura normalmente a escuridão. Ao afetar as lagartas ou os pássaros, fazendo com que eles se abriguem em locais mais escuros, as bactérias simplesmente são cozidas pelo sol até que elas… explodem! Simples assim.

O Dr. Miller diz que nunca viu um vírus antes e nem o colega que trabalha com ele no Wildlife Trust há 25 anos. É provável que o vírus não se espalhe muito antes de desaparecer rapidamente e não há cura ou medidas preventivas para que os pesquisadores possam monitorá-lo.

Agora, lagartas zumbis que explodem espalhando vírus… bem, ainda é um assunto interessante para os produtores de Hollywood.

[Mysterious Universe]

Comentários
Carregando...