Essas 15 dicas podem salvar sua vida em caso de emergência

Já que nós nunca estamos preparados para situações traumáticas e de perigo extremo, é sempre bom ter algum conhecimento sobre como agir em determinadas circunstâncias. John Otusanya é um influencer que vem ganhando espaço no TikTok dando algumas dicas sobre como você pode se livrar de situações de perigo.

Nessa lista, você vai conferir algumas dicas que ele já deu nas suas redes sociais. Nós esperamos que você nunca precise colocá-las em prática, mas em todo caso, conhecimento nunca é demais.

1. Se você estiver se afogando e estiver desorientado, sem saber para qual direção nadar, faça algumas bolhas. Como as bolhas vão sempre na direção da superfície, você vai sabe para onde nadar.

joshotusanya,unsplash

2. Se você precisar ligar para o 190, diga sempre a sua localização antes de qualquer coisa. Dessa forma, se a ligação cair por algum motivo, as equipes de emergência vão saber onde lhe procurar.

joshotusanya,wikimedia

3. Se você estiver se engasgando em um lugar público, não tente sair de perto das pessoas se escondendo, por exemplo, no banheiro. Grande parte das vítimas de asfixia são encontradas em banheiros porque não quiseram pedir a ajuda de ninguém.

joshotusanya,unsplash

4. Se você estiver sendo sequestrado, tente deixar o máximo possível de rastros para trás. Isso pode ser crucial durante as buscas.

joshotusanya,wikimedia

5. Nunca viaje com os pés apoiados no painel do carro. No caso de um acidente, seus joelhos podem atingir o seu crânio a mais de 200 km/h pela força do impacto e do airbag. 

joshotusanya,flickr

6. Se um garoto, por algum motivo, fizer um teste de gravidez e obtiver um resultado positivo, isso pode ser um indicativo de que ele tem câncer no testículo. Claro que o resultado nem sempre é preciso, mas vale uma consulta ao médico.

joshotusanya,flickr

7. Se você estiver no meio de uma tempestade de raios e seus cabelos começarem a levantar, isso significa que você pode estar prestes a ser atingido por um raio. Por isso, você deve encontrar abrigo o mais rápido possível.

joshotusanya,pexels

8. Se você estiver em casa e, de repente, começar a sentir cheiro de urina e peixe sem nenhuma causa aparente, chame um eletricista. Em alguns casos, o odor pode ser indicativo de problemas elétricos que podem acabar causando incêndios.

joshotusanya,pexels

9. Ao entrar em um prédio, procure sempre as saídas que são menos utilizadas pelas pessoas. No caso de alguma emergência, evite as saídas principais, e use sempre aquelas menos povoadas.

joshotusanya,unsplash

10. Se o seu fogão pegar fogo, não use água para tentar apagá-lo. Primeiro, desligue o fogão, e depois tampe a panela. Se você não tiver uma tampa, use bicarbonato de sódio.

joshotusanya,pexels

11. Se você acordar no meio da noite sentindo cheiro de gás, não acenda a luz. Em vez disso, corra para fora de casa e chame a emergência. Se você acender a luz, há uma chance de gerar uma pequena faísca, capaz de provocar um incêndio.

joshotusanya,pexels

12. Sempre deixe as chaves do seu carro perto da cama durante a noite. Se você perceber que alguém está tentando entrar na sua casa, acione o botão do alarme do carro. Desta forma, você pode assustar e afastar o invasor.

joshotusanya,unsplash

13. Nunca use água sanitária para limpar a caixa de areia do seu gato. A urina dos gatos possui amônia, que misturada com água sanitária libera um gás altamente tóxico

joshotusanya,wikimedia

14. Não se jogue na água se você estiver sendo perseguido por um enxame de abelhas. Elas vão apenas esperar você sair da água. Em vez disso, corra até elas perceberem que conseguiram lhe afastar da colmeia.

joshotusanya,unsplash

15. Nunca deixe garrafas com água dentro do carro em dias quentes. Se o sol atingir a garrafa no ângulo certo, isso pode provocar um incêndio.

joshotusanya,pexels
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.