Essa é a trágica história das Irmãs Rapunzel

Em 1882, Barnum e Bailey Circus assinaram um novo contrato para um espetáculo chamado “As sete irmãs Sutherland”. As garotas – Sarah, Victoria, Isabella, Grace, Naomi, Mary e Dora – que tinham entre 18 e 36 anos, entravam no palco em trajes brancos, com seus cabelos escuros brilhando nas luzes a gás e cantando uma seleção de músicas. A notável voz de Naomi era proeminente em sua rica harmonia.

A música não era a principal atração, porém. O clímax do ato ocorria no final, quando as irmãs cantavam todas juntas. Deixando suas tranças volumosas – um total coletivo de 11 metros de cabelo – caindo nas suas costas, sobre a crista do palco e frente à orquestra. Gritos de espanto e sorrisos soavam através da plateia, seguido de aplausos estrondosos.

A apresentação era um sucesso, mas era apenas o começo da saga das Irmãs Sutherland, uma história mais bizarra do que qualquer escritor de ficção poderia imaginar.

© Wikimedia Commons

As irmãs Sutherland eram filhas de cidadãos de Vermont, nos EUA – Fletcher Sutherland e sua esposa Mary, uma estudante de música. Duas das filhas são listadas nos registros como adotadas, e especulações locais afirmavam que elas nasceram de Martha Brink, a irmã de Mary, que morava na casa de Sutherland. Marta cuidou das crianças de Sutherland depois que sua irmã morreu em 1867.

Criadas na pobreza e evitadas pela sociedade local, as irmãs Sutherland compartilhavam dois potenciais – o talento musical e seus cabelos longos e grossos, que se dizia ser realçado em sua extensão e beleza pelo uso de um produto de cabelo malcheiroso fabricado por sua mãe.

Suas habilidades musicais foram o que levou Fletcher Sutherland a apresentar suas filhas ao mundo do circo, mas foi seus cabelos as tornariam ricas. Naomi casou com J. Henry Bailey, sobrinho do coproprietário do circo em 1885, e Bailey, sabendo que havia mais homens calvos do que amantes da música, assumiu a administração das apresentações das irmãs. Ele começou a vender um tônico capilar, que Fletcher inventou da fórmula de sua falecida esposa, usando as irmãs Sutherland como suas ferramentas de marketing.

O tônico de crescimento capilar das Sete Irmãs Sutherland e seus produtos relacionados – limpadores de couro cabeludo, poções anticaspa e coloração de cabelo – fizeram milhões, graças às excursões promocionais cansativas com o nome de “Niágaro de Cachos”. As irmãs puderam construir uma mansão vitoriana ornamentada no local da cabana de madeira de seu avô no oeste do Estado de Nova York e abastecer cada um dos sete quartos com água corrente nos banheiros de mármore. Para garantir um pronto suprimento de água, um enorme tanque foi instalado no topo da mansão e era reabastecido diariamente pelos operários.

O dinheiro, que também fluía como água, parecia ampliar as excentricidades da família. Animais de estimação eram tratados como a realeza, com roupas de inverno e verão, e grandes funerais e obituários nos jornais locais. Os cavalos de carruagem eram calçados em ouro. As irmãs patrocinaram muitos eventos de gala para os vizinhos, muitas vezes incluindo fogos de artifício.

Todo esse dinheiro nas mãos de um grupo de mulheres solteiras atraiu aventureiros. Um deles era Fredrick Castlemaine, que se parecia gostar de Dora, mas que surpreendeu a todos ao se casar com sua irmã mais velha, Isabella. Ele tinha 27 anos e ela 40.

Castlemaine era bonito e charmoso, mas tinha algumas excentricidades próprias, como ter sido viciado em morfina e o enervante passatempo de atirar nas rodas de carroças na varanda da frente dos Sutherlands. Por mais impressionante que possa ter sido sua pontaria, os fazendeiros locais não estavam nada felizes com essa prática. Ele salvou sua indignação com belos pagamentos. Em 1897, enquanto acompanhava as irmãs em um de seus passeios,  Castlemaine cometeu suicídio.

Tragédias como essa junto com a morte prematura de uma das irmãs, Naomi, parem ter desequilibrado outras. O corpo de Naomi ficou na mansão por várias semanas enquanto a construção de um mausoléu de US $ 30.000 estava planejada. Mas os planos acabaram sendo abandonados e Naomi foi enterrada na propriedade da família sem sequer uma lápide.

View this post on Instagram

#sevensutherlandsisters. Naomi.#longhair #beautifuleyes

A post shared by Tracey Root (@traceyfrombend) on

Quando Fredrick morreu, as irmãs trouxeram seu corpo para casa e ele também ficou armazenado na sala de música por várias semanas em um caixão de vidro. As irmãs visitavam os restos mortais e cantavam as canções favoritas de Fredrick. Finalmente, o departamento de saúde local interveio e forçou as irmãs relutantes a mover o corpo para um mausoléu de granito de US $ 10.000. Mesmo assim, Isabella andava os três quilômetros até o cemitério todas as noites, carregando uma lanterna, para conversar com seu marido perdido. Isso durou dois anos, até que ela conheceu e se casou com Alonzo Swain; ela tinha 46 anos e ele 30.

À esquerda: a irmã mais velha, Sarah, tinha o cabelo mais curto e se tornou líder do grupo. Direita: A segunda mais velha, Victoria, tinha o cabelo mais comprido, com 2 metros e era conhecida pelo seu gosto extravagante.  © Peachridge Glass

Swain persuadiu Isabella a vender suas ações na corporação familiar e juntar-se a ele em uma tentativa mal sucedida de vender um restaurador de cabelos, cuja fórmula consistia de nove litros de rum inglês e dois litros de álcool. O empreendimento falhou, Isabella morreu sem dinheiro e Alonzo desapareceu.

As experiências de sua irmã com Castlemaine e Swain não impediram Victoria Sutherland de se casar com um homem de 19 anos aos 50 anos. Isso causou uma rejeição da família e as outras irmãs, que nunca se casaram, se recusaram a visitar Victoria até seu leito de morte.

View this post on Instagram

#sevensutherlandsisters

A post shared by Tracey Root (@traceyfrombend) on

As mulheres restantes foram perseguidas por outras formas de infelicidade. Mary tinha períodos de insanidade e muitas vezes ficava trancada em seu quarto. O começo da popularidade dos penteados femininos mais curtos da época acabou com o sucesso de seus cabelos e a fortuna que ele fez para as irmãs desapareceu.

Em 1926, as três irmãs sobreviventes foram a Hollywood para gravarem um filme sobre suas vidas em um estúdio, mas o projeto foi cancelado e Dora acabou sendo morta em um acidente de carro no local.

View this post on Instagram

#sevensutherlandsisters. Dora Sutherland.

A post shared by Tracey Root (@traceyfrombend) on

As duas últimas irmãs voltaram para a mansão e tiveram que viver na mesma pobreza que marcou o começo de suas vidas. Eventualmente até a casa foi vendida. Alguns anos após a morte da última irmã, a mansão foi queimada, deixando apenas o grandioso mausoléu de Castlemaine e, talvez, algumas garrafas empoeiradas do tônico capilar das Irmãs Sutherland em sótãos e porões para contar sua história.

Inscreva-se no nosso canal do YouTube

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.