Cuidado, pessoal! Nossos amados celulares, aqueles pequenos mundos que seguramos em nossas mãos, podem estar causando, digamos, uma ‘dor no traseiro’. Sim, você leu certo!
Estudos da National Library of Medicine relacionaram mais tempo no banheiro devido ao uso do smartphone com um aumento no risco de hemorroidas.
Hemorroidas, se você não está familiarizado, são inchaços dolorosos e coceira ao redor do seu ânus que podem realmente atrapalhar seu estilo de vida.
Imagine isso: você está sentado lá, rolando seus feeds, perdido nos reinos infinitos de vídeos de gatos, fotos de comida e memes picantes. Você está forçando, mesmo que o trem já tenha saído da estação, e esse esforço desnecessário está fazendo seus vasos sanguíneos gritarem, levando às nossas não tão amigáveis hemorroidas.
Celular não é o único culpado
Mas, ei, não vamos culpar tudo nos nossos telefones. Há uma série de fatores que podem convidar esses visitantes indesejados. Envelhecer, por exemplo, enfraquece os tecidos na área anal, tornando as pessoas mais velhas mais suscetíveis a essa condição.
Depois tem a gravidez, um momento em que mulheres podem encontrar esses convidados não convidados invadindo sua festa. O crescimento do bebê exerce pressão na região anal, dando origem ao incômodo problema. E não vamos esquecer a obesidade e a constipação, dois pesos pesados que aumentam ainda mais as chances.
Agora, você pode estar pensando: “Vou simplesmente ir para a academia e me livrar desses sugadores!” Mas vá com calma, meus amigos. Embora o exercício seja geralmente uma coisa boa, bancar o Schwarzenegger em um treinamento de força pode não ser a melhor ideia se você já está lidando com hemorroidas.
O bilhete dourado para manter esses problemas afastados? Equilíbrio. Uma dieta saudável misturada com exercícios regulares e sensatos deve fazer o truque. Além disso, considere deixar seu celular de fora quando estiver atendendo ao chamado da natureza. Ou, se você absolutamente não pode suportar a ideia de se separar do seu aparelho, tente definir um timer para lembrá-lo de terminar as coisas lá dentro.
Agora, se você está percebendo coisas como dor anal, coceira, sangramento ou caroços ao redor do seu posterior, não tente brincar de médico. As hemorroidas não são algo para ser ignorado ou abordado com remédios caseiros.
Então, para quem você vai recorrer? Aos coloproctologistas, os verdadeiros super-heróis que se especializam em tratar esses problemas. Esses especialistas podem orientá-lo através de tratamentos simples, como banhos de assento quentes, mudanças de dieta, rotinas de exercícios e medicamentos. Em casos extremos, eles podem sugerir cirurgia, mas essa é uma conversa para ter diretamente com sua equipe médica.
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.