Os Teletubbies, um programa infantil que foi ao ar de 1997 a 2001, foi um marco para muitas crianças dos anos 90. O programa apresentava quatro criaturas de cores vivas com telas de televisão em seus estômagos, chamadas Tinky-Winky, Dipsy, Laa Laa e Po.
Eles viviam em uma paisagem psicodélica de colinas, flores, coelhos e pássaros, com alto falantes que se erguiam do chão e um sol bebê como personagens coadjuvantes. Os Teletubbies eram amados por muitas crianças, mas um episódio em particular levantou o alarme para pais e telespectadores preocupados.
O episódio em questão se chamava “O Leão e o Urso” e foi ao ar em 1997. Horror4Kids, uma página do Twitter dedicada a compartilhar conteúdo assustador para crianças, recentemente compartilhou imagens do episódio, que foi considerado muito assustador para seu público-alvo de crianças de um a quatro anos.
O clipe começa com um leão de desenho animado sendo levado pelos prados, rugindo. Um urso de desenho animado entra em cena e grita “Boo” para o leão. O leão, de olhar inquietante, afirma ser o “leão assustador” que procura o urso, que sabe estar escondido mas não sabe onde.
Os Teletubbies assistem à provação se desenrolar diante deles, e o urso provoca o leão com uma risada assustadora. O leão exige saber onde está o urso e finalmente o encontra, perseguindo-o pelas colinas enquanto faz barulhos estranhos.
Os pais teriam feito inúmeras reclamações sobre a música inadequada para a idade do episódio, vozes assustadoras, tom sombrio e diálogos assustadores. Centenas de usuários do Twitter concordaram com os pais, alguns compartilhando suas experiências pessoais com o episódio. Para alguns, foi a primeira experiência de terror quando criança, causando pesadelos e memórias duradouras.
https://www.youaatube.com/watch?v=7BhVGDQqk58
A BBC, produtora da série, editou as cenas para deixar o episódio menos traumatizante para as crianças. Na nova versão, os Teletubbies pareciam animados com a chegada da ursa, que também teve a voz editada para parecer menos aterrorizante. A música assustadora foi substituída por uma melodia mais feliz.