Pular para o conteúdo

Essa artista com esquizofrenia desenha suas alucinações para lidar com o problema

Há um estigma social quando se trata de falar abertamente sobre doenças mentais e o impacto que elas têm na vida das pessoas. Muitos estão lutando com várias desordens e têm medo de se abrir. Mas compartilhar essas histórias pode ser importante para ajudar os outros a entender a saúde mental, porque cada história é única.

Foi o caso de Kate Elisabeth, que compartilhou sua vivência com a esquizofrenia que começou em sua adolescência e como usa a arte como forma de ajudá-la a lidar com a doença. “Eu sempre fui uma “artista”, só não percebi o que isso significava até que minha doença mental aparecesse. Eu desprezo o termo “doente mental”; isso implica que quem eu sou como pessoa é fundamentalmente corrompido e quebrado”.

“Infelizmente, assim que falo com as pessoas sobre o meu problema, sinto que é assim que me veem. Eles veem o estigma perpetuado pela mídia e os estereótipos imprecisos retratados em Hollywood. É precisamente por isso que sou tão aberta com o que vivo”.

11. Essa é a Kate, uma artista de 20 anos com esquizofrenia

https://www.instagram.com/p/BwPnjSrjSYB/

Ela foi “diagnosticada” com vários rótulos ao longo dos anos. “Aos 17 anos de idade eu finalmente fui diagnosticada com esquizofrenia depois que meus pais perceberam que minha saúde mental estava piorando”

10. “Eu desenho muitas das minhas alucinações, pois desenhar me ajuda a lidar com isso”

https://www.instagram.com/p/BRhxRRKlrKW/

9. “Nas minhas alucinações eu ouço vozes, sons, ruídos aleatórios e muitas vezes vejo insetos, rostos e olhos sem corpos”

https://www.instagram.com/p/BTGqmv4FUeC/

8. “Eu alucino insetos com frequência e minha depressão me faz sentir inútil como uma mosca. Estas ilustrações de insetos representam minha doença”

https://www.instagram.com/p/BS5d2YOlX_q/

7. “Este é um autorretrato. Eu olhei no espelho e meus olhos fizeram isso. Resolvi pintar”

https://www.instagram.com/p/BAahmbYBywn/

6. “Eu tenho muitas emoções intensas e ouço vozes me dizendo para colocar fogo nas coisas”

https://www.instagram.com/p/BSaxGxWlt75/

5. “Aqui está um exemplo dos olhos sem corpo que vejo. Eles surgem em montes ou massas em minhas paredes ou pisos. Eles se transformam e se movem”

https://www.instagram.com/p/BSC1ZRWlkHB/

4. “Esta é a Birdie, ela canta para mim”

https://www.instagram.com/p/BAap8IjByxH/

3. “Minha autoestima é muito baixa me sinto insignificante. Eu sempre desejei poder me transformar em uma pessoa mais bonita”

https://www.instagram.com/p/BScFxwbFrmA/

“Talvez, se eu roubar a beleza delas, terei então a minha própria”

2. “Como olhos às vezes se parecem, com mais daquelas cores e círculos estranhos”

https://www.instagram.com/p/BMxLQoAD_0T/

1. “Organização, comunicação, paranoia, depressão, ansiedade e controle de minhas emoções são as maiores lutas para mim”

https://www.instagram.com/p/BTLzcB8FHI6/

“O que eu vivo não é fácil e pode ser debilitante, mas eu não vivo nas ruas gritando sobre abduções alienígenas. Isso não quer dizer que não há pessoas lá fora que são tão severas – elas existem. No entanto, há também pessoas como eu que ficam em casa a maior parte do tempo confinadas em seu quarto. É um espectro de sintomas com diferentes níveis de gravidade. A experiência de cada pessoa é única”.