Equação simples se torna viral, pois as pessoas não conseguem concordar com a resposta

Quando eu terminei o ensino médio, achei que seria a última vez que eu teria que fazer alguma matemática séria. Eu estava errado. Não só ainda tenho que ajudar minha irmã com o dever de casa de matemática do ensino fundamental (confie em mim, é surpreendentemente difícil), mas toda vez que eu entro no Facebook, sempre há alguma equação tentadora pedindo para ser resolvida.

“Apenas 1 em 1.000.000 de pessoas consegue resolver esta equação” – todos nós vimos desafios como este, convidando-nos a forçar o cérebro com cálculos ilusoriamente básicos. Bem, aqui está a mais nova equação “simples” que se tornou viral na Internet: 8 ÷ 2 (2+2) = ? Você já tem a resposta? Você tem certeza? Você já checou tudo?

pjmdolI

As probabilidades são de que você tem uma de duas respostas: ou você pertence à grande quantidade de usuários de internet que calculou 1 ou você é uma das pessoas cuja resposta é 16. A internet está fervendo com matemáticos amadores e profissionais debatendo qual a resposta real é. Pode ter havido alguns argumentos sobre quem está certo. E alguns gritos. Talvez até alguns empurrões.

Alguns usuários da Internet usaram calculadoras para mostrar a todos que a resposta era 16. Outros se referiram aos seus ‘graus de matemática’ como um apelo de autoridade para demonstrar que a resposta era 1. Outros ainda levaram essa equação um pouco mais a sério do que você esperaria, e sugeriu que ambas as respostas estavam corretas … dependendo de quais regras você usa para descobrir a resposta.

A razão pela qual há uma falta de consenso em relação a essa equação é bastante simples. Pessoas diferentes estão usando regras diferentes sobre em qual ordem tudo deve ser calculado. Se, depois de somar 2 e 2 juntos nos parênteses, você deve dividir 8 por 2 primeiro ou multiplicar o que está entre parênteses por 2, em vez disso. Isso soa como um desacordo básico, mas as pessoas ficaram muito esquentadas com isso.

Robert Glenn Howard, psicólogo social da Universidade de Wisconsin-Madison, disse a Slate que tais equações são o mesmo que enigmas e jogos, e as pessoas se esquentam com isso porque o Facebook e outros fóruns são um lugar de discussão: “As pessoas já estão preparadas para se envolver em discussões bastante intensas”

“Os seres humanos têm usado enigmas como uma forma de brincar desde os tempos antigos”, explicou Howard. “E às vezes as pessoas podem se tornar competitivas e se envolverem demais nisso.”

Apenas no caso de você estar se perguntando, a resposta para a equação é 16. Não, espere. Deixa pra lá. Sim. Definitivamente 16. Definitivamente.

você pode gostar também
8 Comentários
  1. Silvia Diz

    No que pude entender como equação lógica…é 16

  2. Daniel Diz

    Proponho uma outra solucão:
    A expressão abaixo A÷B(m+n) não pode ser escrita dessa forma: A ÷ Bm + Bn ?
    Assim a expressão 8÷2(2+2) poderia ser escrita como 8÷2*2+2*2 , o que daria: 4*2+4=12

    1. Sérgio Diz

      O seu raciocínio não procede porque está claro que 8 está dividindo pelo resultado de 2(2+2) que é igual a 8. Isto é: 8÷2(2+2)=8÷8=1, É só transformar em fração: 8/2(2+2)=1
      Se a equação fosse (8÷2)(2+2), aí sim a resposta seria 16.

  3. Yuri Abraao Diz

    bom,vendo pelo conceito que divisões em expressões assim são feitas primeiro,temos 8/2=4,seguindo isso,resolvemos o parenteses (2+2)=4,assim,deixando a expressão assim:4+4=8

  4. Maristela Diz

    8÷2 ( 2+ 2 ) =
    4 ( 4 ) =
    4×4 = 16
    Ou
    8÷ 2× 4 =
    8 ÷ 8 = 🤣🤣🤣🤣🤣

  5. singheil Diz

    nossa que bobagn não sabe que se resolve primeiro os parenteses depois colchetes depois chaves. logo saria somar 2+2 e multiplicar por 2 daria 8 dividido por 8 como resultado teria 1
    8/2(2+2)=1
    8/2*(4)=1
    8/8=1

  6. Hélder Coelho Diz

    Não há ordem de hierarquia entre matemática e divisão. Quando elas aparecem juntas devemos resolvê-las na ordem de leitura, ou seja, da esquerda para a direita (ocidente), pois são operações de mesma prioridade, assim como na subtração e na adição. Então a ordem das operações matemáticas fica assim:

    1º. Parêntesis
    2º. Colchetes
    3º. Chaves
    4º. Raízes ou potências
    5º. Multiplicações ou divisões
    6º. Adições ou subtrações.

  7. Ernando Rodrigues Diz

    Eu entendo que, a resposta certa é 8, como fez o tire em seu cálculo 8÷2 (2+2)= 8, resolve-se o que tem no parentes e soma-se ao resultado da divisão, moral resposta 8.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.