Entenda a razão por trás dos misteriosos rascunhos do século 17 que misturam rostos humanos com o de animais

Por alguma razão misteriosa, o pintor francês Charles Le Brun, que viveu entre os anos de 1619 e 1690, fez algo totalmente estranho: após ler o livro “As Paixões da Alma”, em que René Descartes analisa as emoções humanas, ele decidiu fazer uma série de desenhos que mesclam seres humanos com aves, mamíferos e outros animais diversos.

O trabalho foi apresentado em 1671, em Paris, juntamente com uma palestra do artista. O tema da palestra era “as expressões que geram as paixões”. Assim sendo, apesar do conteúdo da palestra ter sido perdido, os rascunhos feitos pelo artista sobreviveram ao tempo e aqui se encontram presentes, sendo apenas em 1806 sendo expostos no Museu do Louvre, em Paris.

Mistérios do Mundo

Mas a razão de tais rascunhos parece acabar de ter sido revelada: nessa época havia uma tentativa de estudo das expressões faciais e análise do caráter de uma pessoa através delas. E Lebrun é uma grande referência nos estudos da fisionomia – o que foi muito importante na Segunda Guerra Mundial para o exército japonês, que fazia análises fisionômicas para determinar quem seriam os melhores pilotos para a força aérea do país. Veja as imagens:

 Mistérios do Mundo Mistérios do Mundo Mistérios do Mundo Mistérios do Mundo Mistérios do Mundo Mistérios do Mundo Mistérios do Mundo Mistérios do Mundo Mistérios do Mundo Mistérios do Mundo Mistérios do Mundo Mistérios do Mundo Mistérios do Mundo Mistérios do Mundo Mistérios do Mundo

Com base na leitura do autor e a busca pelo entendimento da fisionomia humana, certamente ele quis representar as emoções e paixões do homem como um sentido animal, o que o levou a mesclar os rostos humanos com os dos bichos mais diversos.

O motivo parece misterioso, já que em muitas culturas, como no Egito por exemplo, a mistura de animais com humanos era algo mostrado como espiritual, ao passo que Lebrun teria explanado uma ideia contrária em seus rascunhos.

 [Amuzing Planet]

Comentários
Carregando...