Início » Ciência » Enorme ponto preto 4 vezes maior que a Terra apareceu no Sol

Enorme ponto preto 4 vezes maior que a Terra apareceu no Sol

Lucas R.

Publicado em

Enorme ponto preto 4 vezes maior que a Terra apareceu no Sol
Uma mancha solar quatro vezes maior que o planeta Terra apareceu no Sol. Descubra o que isso significa e se há algum perigo.

Então, parece que estamos jogando uma partida de xadrez cósmico aqui. De um lado, o Sol mostra seu poder com uma mancha solar tão grande quanto quatro Terras. E do outro lado, nós, aqui na Terra, ficamos observando (figurativamente falando) e ponderando: “O que vem a seguir?”

Mas, como no xadrez, conhecemos o jogo. Essas manchas solares não são novidade. Elas existem desde que o Sol existe e são um recurso regular em sua superfície ardente. Como uma espinha no rosto de um adolescente, são apenas um sinal de atividade sob a superfície – uma mistura turbulenta de gás quente e campos magnéticos.

Enorme ponto preto 4 vezes maior que a Terra apareceu no Sol
NASA

Mas essa espinha tem um tamanho impressionante! Grande o suficiente para ser vista a olho nu em alguns cantos do Hemisfério Norte. Agora, vamos deixar algo bem claro aqui: NÃO olhe diretamente para o sol, pessoal. É como verificar se o forno está quente colocando o rosto dentro dele – definitivamente não é uma boa ideia.

Essas manchas solares são conhecidas por provocar flares solares – pense nisso como um acesso de raiva do Sol, enviando explosões colossais de energia para o espaço. Eles são como fogos de artifício, mas em uma escala cósmica. Se acontecerem de estar voltados para a Terra, eles podem interferir em nossos dispositivos eletrônicos e até nas redes de energia.

A NASA diz que os maiores, os flares da Classe X, são como o grande finale de fogos de artifício do sistema solar, com laços saltando da superfície do Sol, a dezenas de vezes do tamanho da Terra. Se você está imaginando a mais grandiosa exibição de fogos de artifício que já viu, multiplique isso por um bilhão – e ainda assim você estará muito longe.

Enorme ponto preto 4 vezes maior que a Terra apareceu no Sol
NASA

Mancha no Sol visível a olho nu?

A atual mancha solar já lançou um flare solar da classe M-1, considerada menor. Mas não se deixe enganar por esse “menor”. Ainda está em segundo lugar na escala e pode sempre ir além, lançando um flare X-1 em direção à Terra.

Agora, o lado bom da história. A mancha é visível de Nova York, Nova Jersey, Nebraska e Pensilvânia, graças a uma cortina de fumaça dos incêndios florestais que atualmente assolam o Canadá. Mas não se anime muito, a visibilidade é devido a uma circunstância infeliz – incêndios florestais massivos fazendo mais de 30.000 pessoas evacuarem suas casas.

No grande jogo cósmico, nos resta esperar e monitorar a situação. É uma partida de xadrez de alto risco com o Sol, onde a paciência, a vigilância e um respeito saudável pelo nosso vizinho cósmico são a chave.

As informações são do Daily Mail.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.