Pular para o conteúdo
Enorme civilização maia é descoberta, completa com estradas, reservatórios e quadras

Enorme civilização maia é descoberta, completa com estradas, reservatórios e pirâmides

Uma equipe de pesquisadores usou a tecnologia LiDAR para descobrir uma rede de assentamentos antigos na Bacia Karst Mirador-Calakmul da Guatemala (MCKB).

O LiDAR, que significa Light Detection and Ranging, usa sinais de laser para revelar estruturas e recursos ocultos refletindo os sinais nas superfícies. A equipe usou a tecnologia para penetrar no dossel espesso da selva que cobre a região e descobriu 775 locais dentro do MCKB, com outros 189 localizados na cordilheira cárstica circundante. Esses 964 locais foram agrupados em 417 cidades, vilas e vilas, que parecem ter feito parte de uma única civilização unificada.

Pesquisas anteriores sugeriram que esta parte do império maia era pouco povoada, mas a complexidade dos locais recém-descobertos sugere o contrário. Os pesquisadores encontraram evidências de trabalhadores altamente qualificados, incluindo produtores de cal, especialistas em pedreiras e técnicos líticos, bem como funcionários políticos e religiosos, todos operando dentro de um sistema político e ideológico centralizado.

Enorme civilização maia é descoberta, completa com estradas, reservatórios e quadras

Reprodução

A equipe também identificou 133 quilômetros de estradas ligando diferentes assentamentos, com mais 38 quilômetros de ruas internas. Essas conexões de transporte permitiriam que as pessoas visitassem facilmente outros assentamentos e facilitassem os esforços coletivos de trabalho.

Os pesquisadores também descobriram grandes plataformas e pirâmides dentro de alguns dos locais, que podem ter servido como centros políticos, e um total de 30 quadras espalhadas por todo o sistema.

Além disso, a região não tem rios ou lagos durante todo o ano, então os pesquisadores encontraram 195 reservatórios artificiais e uma rede de canais para transportar água pela região, sugerindo que os antigos maias eram capazes de sustentar uma grande população por meio de coleta de água sofisticada e projetos de gestão.