Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

Bruxismo tem muito a ver com estado mental. Muitas pessoas não sabem que têm

Seu rosto dói e você não sabe o por quê: talvez os dias de confusão e de ficar vagando de médico em médico acabaram, pois é bem possível que você esteja com bruxismo.

O bruxismo é o aperto da mandíbula ou o ranger dos dentes involuntário que geralmente ocorre durante o sono. Uma pesquisa procurou determinar se a dores orofaciais eram associadas com bruxismo e sintomas de insônia. Os pesquisadores descobriram que dores de nível moderado a grave eram significativamente associadas à insônia e ao bruxismo frequente.

A maioria das pessoas que contrai a mandíbula e que range os dentes não possui conhecimento desse hábito involuntário. Geralmente quem descobre mais facilmente são os parceiros das pessoas com o sintoma, ao acordarem com o som de ranger dos dentes.

A ocorrência ao longo da vida de pelo menos alguma dor orofacial devido ao bruxismo, geralmente durante um período de estresse emocional, é quase 100%. Nesse momento, em torno de 10% da população adulta está lidando com essa dor, e vários desses indivíduos ao longo do tempo desenvolvem síndromes de articulação temporomandibular, síndromes de dores orofaciais crônicas, desgaste ou fratura dos dentes. O sono não restaurativo, outra consequência do bruxismo, pode causar uma variação emocional intensa.

Curiosamente, enquanto o bruxismo é mais comum em indivíduos com depressão e transtornos de ansiedade, muitos dos medicamentos utilizados para tratar a ansiedade e a depressão inclusive podem causar bruxismo ou pioram o bruxismo já existente.

Enquanto tomar remédios para dor e usar protetores dentais durante o sono podem ajudar a sanar o efeito, o foco deve ser primariamente a causa – o cérebro – e não apenas os dentes: depressão e ansiedade devem ser levadas a sério e tratadas o quanto antes.

Se a causa do bruxismo for a depressão, tratamento psiquiátrico se faz necessário. Se o contínuo roer dos dentes for relacionado com o estresse, é importante tentar relaxar e ter uma boa noite de sono. Há uma série de coisas que podem auxiliar a relaxar antes de ir para a cama, incluindo Yoga, respirações profundas, massagem, leitura, um banho relaxante e até ouvir músicas calmas, de acordo com informações da Psychology Today. [Psychology Today] [NHS]

Comentários
Carregando...