Somente verdadeiros fãs de mitologia grega conseguirão passar nesse teste

O termo mitologia se refere tanto ao estudo dos mitos propriamente ditos como também a conexão do sistema de crenças com a cultura de um povo.

Muito se compara a mitologia com uma história não verdadeira, porém Joseph Campbell, a maioria autoridade mundial em mitos até então nos diz que “A mitologia não é uma mentira em si, mitologia é uma poesia, é metáfora. Tem sido bem dito que a mitologia é uma penúltima verdade – penúltima porque a verdade máxima não pode ser colocada em palavras. Está além das palavras. A mitologia coloca a mente além dessa borda, para o que pode ser conhecido, mas não contado”.

Campbell diz que a mitologia requer sempre um estudo aprofundado, de modo que o grande erro que uma pessoa pode cometer é interpretar os mitos como fatos. Mitos sempre dizem respeito à cultura de um povo e a busca pelo entendimento de como as coisas funcionam, semi-verdades que muitas vezes podem trazer um ensinamento moral e ser similar em essência – porém diferente em forma – de cultura para cultura. Um exemplo dessa similaridade se dá inclusive com a cultura grega e romana, em que seu sistema de deuses são muito similares, se diferenciando muito pouco em forma.

Podemos dizer que os mitos são histórias baseadas em tradições e lendas elaboradas para explicar assuntos complexos como a origem do Universo, da Terra e como tudo começou – explicações estas que não são nada simples. Geralmente envolve-se uma entidade sobrenatural no processo, como uma maneira de aguçar a curiosidade das futuras gerações sobre essas questões tão complexas sobre a vida.

Muito da mitologia antiga hoje é apenas objeto de estudo, enquanto uma boa parte ainda integra vários sistemas de crenças atuais.

Agora, se você é um verdadeiro fã do assunto, com certeza tem um vasto conhecimento sobre a mitologia grega e irá fechar esse teste que somente verdadeiros fãs de mitologia grega conseguem passar. Será que você consegue?

Comentários
Carregando...