Fotos mostram realidade da profissão mais antiga do mundo: a prostituição

Há uma grande controvérsia sobre qual tenha sido a profissão mais antiga do mundo: a de cozinheiro ou a de meretriz?

Chris Organ, um biólogo de Harvard que procurou saber mais do assunto, defende que o primeiro ofício teria sido cozinhar, já que essa atividade foi comprovada ter surgido há 2 milhões de anos, junto com o Homo Erectus. Entretanto, também existem vestígios de que não só essa espécie, como também outros animais e primatas são capazes de tanto coletar alimentos, como caçar e também se prostituir – o que faz a sabedoria popular acreditar que a prostituição tenha sido o primeiro ofício do mundo.

Enquanto muitos homens e mulheres trocam prazeres sexuais por suas necessidades básicas, a prostituição tornou-se um trabalho cada vez mais moderno. Nesse contexto, E. J. Bellocq, um fotógrafo americano, conseguiu conhecer o único bordel legalizado da América do Norte: o Storyville. A casa foi inaugurada em 1897, em Nova Orleans, se destacou por tornar-se uma grande fonte de renda para a cidade. O local contava com quase 2 mil prostitutas e movimentava cerca de US$ 15 milhões, o que para a época era muito, já que hoje esse valor seria o equivalente a US$ 360 milhões.

Na época o bordel era de um luxo extremo, tanto para as empregadas como para seus clientes. A média de salário de um trabalhador comum era 22 centavos de dólar, enquanto o preço por uma hora de prazer no Storyville beirava os U$ 5 a hora.

O conhecido “Livro Azul” podia ser comprado por apenas 25 centavos de dólar e continha todos os diretórios do Storyville, bem como o contato das mulheres, em ordem alfabética, para marcação de horário.

O bordel vigorou por mais de 20 anos, sendo fechado posteriormente pelos questionamentos do Exército e da Marinha norte americana, exatamente 100 anos atrás, em 1917, por caracterizar o local como uma influencia perigosa para o futuro do país. Após algumas reformas na política, o então prefeito de Nova Orleans, Martin Behrman, mencionou que mesmo tornando a prostituição ilegal, dificilmente a atividade se cessaria no país.

Hoje em dia a prostituição é legalizada em algumas áreas rurais dos Estados Unidos, no estado do Nevada. No restante do país, permanece proibida a atividade.

Veja algumas imagens impressionantes sobre o Storyville:

Veja também: Mais do autor

Comentários

Carregando...