Esse aplicativo é capaz de criar um clone seu para que você converse consigo mesmo

A cada dia que passa, a Inteligência Artificial tornou-se cada vez mais necessária, devido os avanços tecnológicos que demandam recursos cada vez mais aprimorados, na tentativa de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com isso, também surge uma gama de possibilidades para o entretenimento. Mas, você já  imaginou que há uma possibilidade de você conversar com ninguém mais ninguém menos do que você mesmo?

Exatamente: parece assustador, porém essa tecnologia já está disponível para uso em seu próprio smartphone. Um aplicativo chamado Replika permite que você e seus amigos conversem com um clone seu, que inclusive ganha personalidade própria ao longo das conversas.

Para que seus amigos conversem com o seu clone, eles precisam também ter uma conta no aplicativo, podendo entrar somente por intermédio de um convite – assim como o Orkut fazia no início a fim de evitar os famosos “fakes”.

O Réplika está em pré lançamento e ainda funciona apenas em inglês para que os participantes possam testar os recursos. O App oferece um sistema de pontuação que vai mostrando uma espécie de desenvolvimento de seu clone em diversos níveis, sendo que muitos usuários poderão saber quais são os clones que já estão em fase avançada de desenvolvimento para manter conversas mais aprofundas com respostas mais certeiras.

Você pode baixar o Replika para teste tanto na Apple Store como também na Play Store para os usuários Android. Agora, provavelmente você deve estar se perguntando: como é que surgiu essa ideia tão “absurda” assim, de criar um clone através de inteligência artificial para conversar com os outros?

Bem, na verdade não é tão absurda assim a ideia que proporcionou a sua origem: em 2015, a desenvolvedora Eugenia Kuyda infelizmente teve que lidar com a morte de seu melhor amigo Roman Mazurenko e, para conseguir superar a dor tão forte da perda, ela criou um bot com quem pudesse conversar. Ela deu ao bot a personalidade do melhor amigo, assim como aconteceu no episódio Volto Já da série britânica Black Mirror – que com certeza você deve ter assistido.

O objetivo da Luka, a empresa por trás do Replika, é evoluir a inteligência artificial e torná-la mais parecida com o usuário quanto for possível.

A empresa afirma que manterá a identidade de seus usuários e não venderá informações do aplicativo para anunciantes. [Replika]

Comentários
Carregando...