Elon Musk se tornou a primeira pessoa na história a superar $ 400.000.000.000 de patrimônio

por Lucas Rabello
588 visualizações

Elon Musk alcançou um marco sem precedentes na acumulação de riqueza, tornando-se a primeira pessoa na história a ultrapassar os 400 bilhões de dólares em patrimônio líquido. De acordo com o Bloomberg Billionaires Index, a fortuna do magnata de 53 anos alcançou impressionantes 447 bilhões de dólares em 11 de dezembro, deixando Jeff Bezos, o segundo mais rico do mundo, bem atrás, com 249 bilhões de dólares.

A diferença de riqueza entre Musk e seu principal concorrente é particularmente impressionante quando analisamos os padrões recentes de crescimento. Em apenas três semanas, a Forbes relatou que o patrimônio líquido de Musk aumentou em 63,7 bilhões de dólares, passando de 315,7 bilhões para 379,4 bilhões. Já os dados da Bloomberg indicam um ganho ainda mais expressivo, de aproximadamente 136 bilhões de dólares, desde o Dia da Eleição.

A vasta fortuna de Musk é proveniente de sua participação em várias empresas de destaque. Seu portfólio inclui a Tesla, fabricante de veículos elétricos; a SpaceX, empresa privada de exploração espacial; e o X (ex-Twitter), plataforma de mídia social. Além disso, ele é proprietário da xAI, focada no desenvolvimento de inteligência artificial; da The Boring Company, que trabalha em projetos de infraestrutura; e da Neuralink, uma empresa de neurotecnologia.

Elon Musk se tornou a primeira pessoa na história a acumular mais de 400 bilhões de dólares, de acordo com a Bloomberg.

Elon Musk se tornou a primeira pessoa na história a acumular mais de 400 bilhões de dólares, de acordo com a Bloomberg.

A Neuralink tem como missão atual desenvolver tecnologias para pessoas com tetraplegia, conforme a declaração da própria empresa: “Atualmente, estamos focados em dar às pessoas com tetraplegia a capacidade de controlar seus computadores e dispositivos móveis com seus pensamentos.”

A influência do empresário vai além do setor corporativo, alcançando também a esfera governamental. O presidente eleito Donald Trump anunciou a nomeação de Musk para liderar o Departamento de Eficiência Governamental, apelidado de “DOGE” (sigla em inglês para Department of Government Efficiency). Trump compartilhou a notícia dizendo: “Tenho o prazer de anunciar que o Grande Elon Musk, trabalhando em conjunto com o Patriota Americano Vivek Ramaswamy, liderará o Departamento de Eficiência Governamental (‘DOGE’).” O nome do departamento faz referência à criptomoeda Dogecoin, na qual Musk investe, criada originalmente como uma piada sobre o sistema de criptomoedas, usando um meme popular de um cachorro.

Musk acumulou 136 bilhões de dólares desde que o presidente eleito Donald Trump derrotou a vice-presidente Kamala Harris nas urnas.

Musk acumulou 136 bilhões de dólares desde que o presidente eleito Donald Trump derrotou a vice-presidente Kamala Harris nas urnas.

Apesar de sua riqueza astronômica, Musk enfrentou recentemente um revés em relação à sua compensação. Um pacote salarial da Tesla, no valor de 56 bilhões de dólares e firmado em 2018, considerado o maior da história dos mercados públicos, foi negado pela segunda vez. A juíza Kathleen McCormick rejeitou a moção em uma opinião de 101 páginas, descrevendo os argumentos jurídicos da Tesla como “fatalmente falhos” e, em alguns momentos, “indefensáveis”.

Essa complexa rede de interesses comerciais, que vai desde o setor automotivo e exploração espacial até redes sociais e criptomoedas, demonstra as diversas fontes que contribuem para a acumulação de riqueza sem precedentes de Musk. Sua influência crescente agora abrange múltiplos setores e se estende à formulação de políticas governamentais através de seu papel iminente no novo Departamento de Eficiência Governamental.

Lucas Rabello
Lucas Rabello

Fundador do portal Mistérios do Mundo (2011). Escritor de ciência, mas cobrindo uma ampla variedade de assuntos. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.