Elon Musk revela foto dos 60 satélites que serão lançados ao espaço para revolucionar a Internet

Elon Musk, CEO da SpaceX e um dos homens mais influentes da atualidade, revelou recentemente os 60 satélites que sua empresa provavelmente lançará ainda nesta semana ao espaço, com o intuito de formar uma rede de fornecimento de Internet na órbita da Terra, enviando o sinal para a superfície. Em seu Twitter, Musk postou uma foto dos satélites agrupados dentro do foguete Falcon 9, que será responsável pelo lançamento que pode se transformar em um marco na história da Internet.

Se tudo ocorrer como a SpaceX planeja, o projeto Starlink, como foi batizado, contará em sua fase mais avançada com mais de 12 mil satélites, que orbitarão a Terra fornecendo Internet para todos os cantos do nosso planeta. Com a aprovação da Comissão Federal de Comunicações dos EUA, a SpaceX já foi capaz de lançar dos satélites da iniciativa Starlink: TinTin A e TinTin B. Os resultados, de acordo com a empresa, foram satisfatórios e incentivam o novo lançamento.

Também no Twitter, Elon Musk admitiu que muitas coisas podem dar errado neste lançamento. No entanto, ela significa a primeira ação de maior porte dentro da iniciativa Starlink, visto que os dois primeiros satélites lançados serviram praticamente apenas como um teste. Agora, com um design mais definido, os 60 satélites já começam realmente a compor a rede desejada pela Starlink.

Para que o sistema de Internet definitivamente comece a funcionar, Musk acredita que a “constelação” de satélites deve contar com pelo menos mais seis lotes de 60 satélites, atingindo um patamar de cobertura baixa até 2020. Um novo foguete, no entanto, chamado Starship, pode acelerar o processo de composição do grupo de satélites, visto que pode carregar até centenas deles de uma vez só.

Quando tudo estiver pronto, a expectativa é de que o mundo inteiro possa aproveitar uma conexão muito mais rápida do que a oferecida pelas companhias atualmente, e em praticamente qualquer ponto da Terra.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.