Elon Musk, o famoso empresário e CEO da Tesla e SpaceX, recentemente encontrou-se em uma disputa pública com sua filha, Vivian Jenna Wilson. Este conflito familiar trouxe à tona tópicos sensíveis sobre identidade de gênero e relacionamentos parentais.
Vivian Jenna Wilson é uma das doze crianças de Elon Musk. Em 2022, quando completou 18 anos, ela tomou medidas legais para mudar seu nome e gênero. Essa decisão também incluiu o distanciamento de seu pai.
A situação ganhou mais atenção do público quando Elon Musk participou de uma transmissão ao vivo em 22 de julho de 2023, com o Dr. Jordan B Peterson, psicólogo clínico e comentarista conservador. Durante esta conversa, Musk fez algumas declarações controversas sobre cuidados de afirmação de gênero para menores.
Musk expressou opiniões fortes contra tratamentos de afirmação de gênero para jovens, descrevendo-os como “esterilização infantil” e “mutilação infantil”. Ele afirmou que foi “enganado” para permitir que sua filha recebesse esse tipo de cuidado quando ela tinha 16 anos.
Em suas próprias palavras, Musk disse: “Eu fui essencialmente enganado para assinar documentos antes de ter qualquer entendimento do que estava acontecendo.” Ele acrescentou que foi informado que sua filha “poderia cometer suicídio” se ele não concordasse.
As declarações de Musk não pararam por aí. Ele também fez uma declaração no Twitter (que posteriormente foi deletada), sugerindo que sua filha nasceu “gay e ligeiramente autista”, e que esses traços contribuem para a disforia de gênero, além de que a filha “estava morta para ele”.
Essas declarações públicas levaram Vivian Jenna Wilson a quebrar o silêncio e responder às alegações de seu pai. Em uma entrevista à NBC News, Wilson explicou por que sentiu a necessidade de falar:
“Eu acho que ele estava sob a suposição de que eu não ia dizer nada e simplesmente deixaria isso passar sem contestação. O que eu não vou fazer, porque se você vai mentir sobre mim, tipo, descaradamente para uma audiência de milhões, eu não vou simplesmente deixar isso passar.”
Wilson refutou fortemente a alegação de seu pai de que ele foi enganado para assinar documentos para seu cuidado de afirmação de gênero. Ela afirmou que Musk leu os documentos pelo menos duas vezes e estava totalmente ciente dos possíveis efeitos colaterais. Wilson enfatizou a importância de tais tratamentos, dizendo que eles “salvam vidas” e “definitivamente permitiram [ela] prosperar”.
A jovem também compartilhou sua perspectiva sobre crescer com Elon Musk como pai. Segundo Wilson, Musk estava presente apenas cerca de 10% do tempo, o que ela descreveu como uma estimativa “generosa”. Quando ele estava por perto, ela o caracterizou como “frio” e “muito rápido para se irritar”.
Para ilustrar seu ponto, Wilson contou um incidente de uma viagem de carro que fizeram quando ela estava na quarta série. Ela percebeu mais tarde que a viagem era na verdade um anúncio para um dos carros de Musk. Durante essa jornada, Wilson afirma que Musk estava “constantemente” e “violentamente gritando” com ela porque sua voz era muito alta.
Wilson também usou a plataforma de mídia social Threads para abordar as alegações de seu pai sobre ela ser “ligeiramente autista”. Ela afirmou firmemente que essa afirmação era “totalmente falsa”. Ela também contestou uma memória que Musk compartilhou sobre ela escolher roupas para ele quando tinha quatro anos, dizendo que isso “nunca aconteceu”.
Vivian, Elon Musk's daughter, speaks on her father's lies (on Thrеаds). pic.twitter.com/orcc6ySY5K
— Bird Hustle (@birdhustle) July 25, 2024
Em seu post no Threads, Wilson escreveu: “Toda essa coisa é completamente inventada e há uma razão para isso. Ele não sabe como eu era quando criança porque ele simplesmente não estava lá, e no pouco tempo que estava, eu era implacavelmente assediada pela minha feminilidade e homossexualidade.”