Início » História » Ela casou com um homem negro sem a aprovação do pai, e 70 anos depois, eles ainda estão casados

Ela casou com um homem negro sem a aprovação do pai, e 70 anos depois, eles ainda estão casados

Lucas R.

Publicado em

Ela casou com um homem negro sem a aprovação do pai, e 70 anos depois, eles ainda estão casados
Quando Mary Jacobs se casou com um homem negro, seus pais e a sociedade a rejeitaram. Mais de 70 anos depois, o amor deles ainda está vivo.

Jake, natural de Trinidad, e Mary Jacobs vêm amenizando as redes sociais com sua história romântica viral. Essas pessoas se conheceram no Reino Unido e superaram vários obstáculos para chegar aos 70 anos de felicidade conjugal. O amor que esses dois têm um pelo outro vem verdadeiramente conquistando milhares de internautas.

Na década de 1940, Mary conheceu Jake e se apaixonou pelo homem nascido em Trinidad. Ele era um dos poucos homens negros na Grã-Bretanha. Os dois frequentavam a mesma escola técnica, onde ela fazia aulas de datilografia e ele treinava na Aeronáutica.

Assim que começaram a conversar, a inglesa ficou impressionada com o conhecimento de Jake sobre William Shakespeare, mas “algumas semanas depois fomos fazer um piquenique e uma senhora que passava de bicicleta nos viu – duas meninas inglesas com um grupo de homens negros, foi muito chocante – e ela me denunciou ao meu pai, que me proibiu de vê-lo novamente”, segundo Mary comentou.

Mistérios do Mundo
BBC

Quando Jake voltou ao seu país, eles continuaram escrevendo via carta e alguns anos depois ele voltou ao Reino Unido para conseguir um emprego melhor remunerado. Após pisar em solo britânico, o homem procurou a mulher. “Ele me pediu em casamento, do nada, quando eu tinha apenas 19 anos”, apontou.

Depois de aceitar a proposta de casamento, Mary contou à família, mas eles a expulsaram de casa. “Quando contei ao meu pai que ia me casar com Jake, ele disse: ‘Se você se casar com aquele homem, nunca mais colocará os pés nesta casa.”

“Saí com apenas uma mala pequena em meu nome. Nenhuma família compareceu ao nosso casamento no cartório em 1948”, acrescentou Mary Jacobs.

Mesmo que eles se amassem, o casamento não era uma coisa fácil para os Jacobs, não quando a sociedade não estava nem perto de aceitar um casal inter-racial. Mary recorda as memórias difíceis de seus primeiros anos.

Mistérios do Mundo
Mary e Jake Jacobs

Em uma entrevista com o Daily Mail em 2016, a esposa confessou que passear com Jake era um pesadelo, já que as pessoas apontavam para eles. “Os primeiros anos de nosso casamento morando em Birmingham foram um inferno: eu chorava todos os dias e quase não comia. Ninguém falava com a gente, não conseguíamos um lugar para morar porque ninguém alugava para um negro e não tínhamos dinheiro”, conta.

Além disso, Mary e Jake enfrentaram uma situação difícil quando a mulher deu à luz um filho natimorto. “Estava relacionado ao estresse que eu estava passando, isso partiu meu coração e nunca mais tivemos filhos”, reconheceu Jacobs.

“Mas gradualmente a vida se tornou mais fácil. Consegui empregos de professora, terminando como vice-diretora. Primeiro Jake trabalhou em uma fábrica, depois nos Correios”, disse ela.

Sem família para recorrer, o casal lentamente começou a fazer amigos. No entanto, nem sempre foi fácil, pois eles enfrentaram muita discriminação e preconceito de quem não aceitava que uma mulher branca e um homem negro estivessem juntos.

O mais doloroso de tudo é nunca ter tido a aprovação do pai mesmo depois de tantos anos. “Meu pai morreu quando eu tinha 30 anos e, embora já estivéssemos reconciliados, ele nunca aprovou Jake”, revelou ela.

Eles comemoraram 70 anos de casamento

Mistérios do Mundo
Lauren Joy Fleishman

Em 2020, Mary e Jake comemoraram seu 70º aniversário de casamento. “Sinto-me tão feliz por ter conhecido e casado com Mary, mas me entristece saber que não pudemos ser aceitos pela sociedade.

Hoje em dia eu falo para os jovens negros: “Você não tem ideia de como era antigamente. Quando cheguei ao Reino Unido, fui submetido a abusos todos os dias. Uma vez eu estava em um ônibus e um homem esfregou as mãos no meu pescoço e disse: ‘Eu queria ver se a sujeira saía.’”, lembrou Jake.

Jake e Mary estão entrando em 72 anos de casamento e ainda estão muito apaixonados. Infelizmente, Mary tem uma leve forma de Alzheimer, então eles estão aproveitando ao máximo o tempo que têm. Mas eles tiveram uma vida incrível juntos – e a fizeram feliz, apesar de todas as barreiras que existiam em seu passado.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.