Eclipse parcial da Lua poderá ser visto hoje em todo o país

Hoje, dia 16 de julho, o mundo completa 50 anos de um feito histórico: a saída da Apollo 11 da Terra em direção à Lua. E exatos 50 anos depois, grande parte do planeta poderá assistir um eclipse lunar parcial.

Um eclipse lunar acontece quando a Terra está posicionada entre o Sol e a Lua, causando uma sombra arredondada em nosso satélite natural.

eclipse lunar
Shutterstock

No Brasil, o fenômeno poderá começa 17h01, e terá duração superior a 5 horas. Em Portugal, o eclipse poderá ser visto a partir das 21h01, e terminará às 1h20 de quarta-feira.

“O eclipse lunar, em geral, dura bastante tempo. Desta vez será em um horário bom, porque vai ser próximo do pôr do Sol e a Lua vai estar em uma posição relativamente alta no céu”, explicou Thiago Signorini Gonçalves, astrônomo da UFRJ e membro da Sociedade Astronômica Brasileira.

Ao contrário de um eclipse solar (quando a Lua “esconde” o Sol), um eclipse lunar não requer proteção para os olhos, e pode ser visto a olho nu. No entanto,  para uma observação melhor, o ideal é ir para áreas sem poluição visual  e horizonte livre.

Diferentemente de um eclipse solar – quando o que fica “escondido” é o Sol –, para observar o fenômeno lunar não é preciso óculos de proteção.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.