Você já olhou para o céu noturno e se viu cativado por uma sombra rastejando pela superfície da lua? Se sim, você teve o prazer de testemunhar um eclipse lunar. À medida que mergulhamos no fascinante mundo dos eventos celestiais, ajudaremos você a entender e apreciar a magia por trás deste fenômeno que, adivinha, acontece hoje.
O Que é um Eclipse Lunar?
Primeiro, o básico: o que exatamente é um eclipse lunar? É um evento maravilhoso quando a Terra se posiciona entre o sol e a lua. Este alinhamento projeta a sombra da Terra na superfície da lua. Imagine como um jogo de esconde-esconde da natureza, onde a lua se esconde momentaneamente na sombra da Terra, apenas para reemergir e iluminar o céu noturno mais uma vez.
Tipos de Eclipses Lunares
Existem alguns tipos de eclipses lunares que você pode encontrar. O mais famoso deles é o eclipse lunar total, ou a “Lua de Sangue”. Isso ocorre quando a lua fica totalmente envolvida na umbra da Terra (a parte central e mais escura de sua sombra). Quando isso acontece, a lua não simplesmente desaparece. Em vez disso, assume um tom vermelho profundo, dando-lhe o apelido de “Lua de Sangue”.
No entanto, se a Terra, a lua e o sol não estiverem perfeitamente alinhados, ocorre um eclipse lunar parcial. Isso acontece quando apenas uma seção da lua é envolvida em escuridão. É como uma delicada dança de sombras no cosmos.
Depois, há o eclipse penumbral, o mais sutil de todos. A lua passa pela sombra externa da Terra, conhecida como penumbra, levando a um leve escurecimento de sua luz. É uma mudança sutil, mas para os observadores atentos, é um prazer.
Quando e Onde Assistir
A beleza de um eclipse lunar é que ele pode ser visto de qualquer lugar na Terra, desde que você esteja no lado noturno quando acontece. No entanto, sua visibilidade pode variar. Transitando de uma fase para outra, o eclipse segue uma linha do tempo. Por exemplo, durante a fase penumbral, você pode notar uma sombra fraca. Ao passarmos para a fase parcial, uma parte da lua escurece. É o eclipse de hoje, 28 de outubro – ele será apenas parcial.
O eclipse lunar de hoje será visível em partes da Europa, Ásia, Austrália, África, América do Norte e em alguns locais da América do Sul. No Brasil, eclipse será melhor visto no Nordentes. Para o restante do país, grande parte do fenômeno será penumbral, ou seja, as alterações na coloração da Lua serão fracas, e praticamente não poderão ser vistas a olho nu.
No entanto, para aqueles que desejam ver o fenômeno, canais como o Mistérios do Espaço irão transmitir o eclipse.
https://www.youaatube.com/watch?v=m9PnYIBn72s