Início » Curiosidades » É verdade que comemos até 8 aranhas enquanto dormimos?

É verdade que comemos até 8 aranhas enquanto dormimos?

Lucas R.

Publicado em

É verdade que comemos até 8 aranhas enquanto dormimos?
Descubra por que o medo de engolir aranhas enquanto dormimos é um mito infundado e por que essas criaturas preferem evitar os humanos.

O medo comum de engolir acidentalmente aranhas durante o sono, especialmente para aqueles que dormem de boca aberta, muitas vezes evoca sentimentos de nojo e desconforto. No entanto, é importante examinar a verdade por trás dessa ideia. Será que as aranhas são realmente tão ousadas e próximas de nós durante nosso sono a ponto de se aventurarem em nossas bocas? Se isso fosse verdade, quantas aranhas acabaríamos consumindo involuntariamente em nosso sono? Afinal, é verdade que comemos até 8 aranhas enquanto dormimos?

Para começar, é essencial entender que, geralmente, as aranhas não têm interesse em perturbar os humanos durante o sono. Para essas criaturas, somos como uma parte da paisagem, grandes demais para sermos percebidos como uma ameaça ou de interesse. Bill Shear, professor de biologia no Hampden-Sydney College na Virgínia e ex-presidente da Sociedade Americana de Aracnologia, compara nossa presença à de uma ‘grande rocha’ aos olhos das aranhas. Nós nos misturamos ao seu ambiente, em grande parte despercebidos e não ameaçadores.

Além disso, nossa presença tende a repelir, em vez de atrair, as aranhas. Os ruídos associados ao sono humano, como respiração, roncos e até o som dos nossos batimentos cardíacos, criam vibrações que têm mais probabilidade de afastar as aranhas. Esses sons, indicativos de uma grande presença viva, são um impedimento e não um convite.

Abordando a crença popular de que os humanos consomem cerca de oito aranhas por ano enquanto dormem, é crucial notar que essa afirmação é mais semelhante a uma lenda urbana do que a um fato apoiado por evidências. Não existem registros científicos ou estudos que substanciem essa afirmação. Esse mito possivelmente se originou de uma lista de fatos curiosos publicada no The Guardian em 1999, que afirmava que as pessoas engolem oito aranhas em seu sono ao longo da vida. No entanto, essa afirmação carece de qualquer evidência concreta ou relatos de testemunhas oculares para apoiá-la.

Além disso, considerando indivíduos que dormem com a boca aberta, é provável que eles ronquem, o que, como mencionado anteriormente, repeliria as aranhas devido ao ruído e vibrações. Portanto, é improvável que as aranhas sejam atraídas para a boca aberta de uma pessoa.

Em nossas casas, as poucas espécies de aranhas que coexistem conosco tendem a preferir cantos isolados e escuros ao ambiente aberto e relativamente exposto de uma cama humana. Elas não estão inclinadas a subir em nossas camas, muito menos buscar refúgio em nossas bocas. Sua principal preocupação é encontrar um local adequado para tecer suas teias e caçar insetos, que podem incluir pequenas pragas domésticas. Portanto, os entomologistas geralmente sugerem deixar as aranhas em paz, a menos que representem uma ameaça direta à nossa segurança.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.