É verdade que bananas são radioativas?

Sim, é verdade, bananas são radioativas! Eu não estou mentindo para chamar sua atenção! Mas não há necessidade de pânico, você não vai morrer comendo duas ou três bananas por dia. Entenda:

As bananas contêm naturalmente potássio, e parte desse potássio é radioativo (o potássio-40). O potássio radioativo abriga um nêutron extra no núcleo comparado ao potássio estável. A superpopulação de nêutrons faz com que o núcleo decaia e emita radiação.

Isso significa que a cada segundo há 15 núcleos decaindo em uma banana, o que em termos físicos significaria que a banana contém 15 Becquerel (Bq) de radiação.

Eu não acho que isso diz muito sobre qualquer coisa, então vamos colocar as coisas em perspectiva.

Quantas bananas eu posso comer por dia?

Envenenamento por radiação aguda geralmente ocorre se você estiver exposto a 1 Sievert de radiação. Esta é uma grande quantidade de radiação e a única vez na história que civis foram expostos a essas quantidades foram em bombardeamentos atômicos e acidentes nucleares, como Chernobyl, Nagasaki e Hiroshima.

Então não é uma coisa comum e obviamente você já descobriu que ninguém nunca morreu comendo bananas (a não ser que você se engasgue com uma ou escorregue em uma casca de banana e bata a cabeça em algum lugar).

Para receber uma quantidade mortal de radiação, você teria que comer 10 milhões de bananas de uma só vez. Mesmo se você fosse um mágico, acho que você teria dificuldade em fazer isso. Você nem sequer come 10 milhões de bananas durante a vida, toda, a menos que coma uma banana a cada minuto de sua vida.

Dose equivalente a uma banana

Há uma unidade de medida divertida que algumas pessoas gostam de usar quando falam sobre doses de radiação. É chamada de dose equivalente a uma banana, abreviada como BED, da sigla em inglês.

Ela simplesmente converte qualquer exposição à radiação em número de bananas.

Normalmente, dizemos que um BED é equivalente a 0.1 micro Sievert, então um raio-x odontológico seria como comer 100 bananas. Uma mamografia seria igual a comer 1000 bananas, o que é um pouco mais. Mas ainda assim é menos que 10 milhões.

Que tal voar? Um vôo de Melbourne para Los Angeles seria como comer 660 bananas, devido à radiação cósmica. Então você pode argumentar que viajar é perigoso, mas esse fato nunca parou ou proibiu qualquer piloto de voar pelo mundo.

bananas são radioativas
Shutterstock

Então, há alguma razão para excluir bananas da nossa dieta? NÃO! Você pode comer quantas quiser! O que você precisa se preocupar é sobre escorregar em uma casca de banana ou comer bananas estragadas, que é quando você realmente fica doente ou ferido.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.