E se você fosse engolido por uma anaconda?

Versão em vídeo:

Versão em texto:

“Anaconda” é um termo usado para se referir às cobras gigantes, com tamanhos bem maiores que o normal. Sua existência se tornou tão lendária que virou escopo tanto para a literatura como para o cinema, através de enredos assustadores em que elas se tornam as protagonistas principais.

Estima-se que os primeiros avistamentos registrados de anacondas gigantes foram da época da colonização da América do Sul, em que os primeiros exploradores europeus teriam se deparado com esses seres monstruosos ao adentrarem nas selvas.

Hoje, sabemos que podemos encontrá-las sobretudo na selva amazônica e elas são capazes de comer cabras, cervos, crocodilos e… até mesmo pessoas!

Isso é o que aconteceria se você fosse engolido por uma anaconda

@Shutterstock

Se você estava em dúvida se uma anaconda teria a capacidade de te engolir, a resposta é simples e clara: sim, dependendo do seu tamanho, é claro.

Em 2014, uma pessoa (bem maluca por sinal), quis passar por essa experiência para verificar se seres humanos seriam ou não presas de anacondas gigantes.

Para isso, o rapaz usou uma roupa de proteção coberta por sangue de porco e foi atrás de uma anaconda, que o engoliu. O experimento, no entanto, não deu certo e as pernas do rapaz ficaram para fora da boca da anaconda, que acabou morrendo engasgada.

Mas, supondo que o humano tenha um tamanho razoável e a cobra também, como teria sido esse experimento se tivesse dado certo?

@Shutterstock

Anacondas podem crescer até 9 metros, porém existem relatos de cobras com até 15 metros de comprimento. Seu peso chega a 225 kgs e elas podem facilmente estrangular uma pessoa ou um animal.

Um “lanchinho” de anaconda tem cerca de 18 kgs e elas podem facilmente engolir uma criança. Mas se uma anaconda conseguisse engolir um adulto, pode ter certeza que ela ficaria satisfeita por muitas semanas!

No entanto, anacondas não se interessam muito por refeições com mais de 45 kgs, especialmente animais “mais altos”, já que as fazem ter mais trabalho para capturá-los. Para digerir algo tão grande a anaconda teria seus movimentos extremamente reduzidos e isso a deixaria vulnerável para predadores. Mas, mesmo assim, vamos supor que uma delas tenha conseguido te engolir.

Primeiramente, elas iriam te matar: anacondas capturam suas presas se enrolando nelas e as sufocando até a morte, a uma pressão de quase 4100 kgs.

@Shutterstock

Mas, mais uma vez, vamos imaginar que você tenha sobrevivido ao estrangulamento e pudesse ver todo o processo. De início, a anaconda iria abrir a boca o máximo que pudesse, mas isso seria o de menos, pois elas possuem apenas presas para segurar sua caça. Ao contrário de outras cobras. as anacondas não são venenosas.  Então, você não seria envenenado ou paralisado. Porém, encontraria um grande inconveniente: muita, mas muita saliva no caminho.

Você ficaria todo encharcado, o que facilitaria sua descida para o trato digestivo da anaconda.

Passando pelo esôfago dela, você sentiria uma certa pressão para dentro do organismo da cobra. Como elas possuem a capacidade de caminhar enquanto fazem a digestão, suas costelas te esmagariam cada vez mais, te levando até o estômago do animal.

@Wikipedia

No estômago – e, ainda vivo, nessa situação – a coisa começaria a complicar. O estômago de uma anaconda possui ácidos poderosíssimos que dissolveriam a sua pele, carne e até mesmo os ossos. Para se ter uma ideia, uma anaconda consegue dissolver a pele e os ossos de um crocodilo em apenas três dias. Logo, o seu corpinho desapareceria bem rápido.

Seu corpo se quebraria todo ao se mover para o intestino da anaconda. Isso aconteceria por conta das enzimas do fígado e do pâncreas serem ainda mais poderosas para continuar o processo digestivo.

Tudo, exceto seus cabelos e suas unhas, seria absorvido pelo organismo da cobra. E, mesmo se você tivesse usando algum tipo de traje mágico capaz de te proteger dos ácidos, demoraria algumas semanas ainda para você ser evacuado. Ou seja: mesmo que você tenha sobrevivido ao processo todo, passar semanas no intestino de uma cobra, certamente faria você morrer de fome, não é mesmo?

@Shutterstock

Bem, por mais improvável que uma situação dessa ocorra a um adulto, uma lição deve ser aprendida: deixemos as anacondas em paz, ali em seus habitats mesmo. Elas não terão interesse em te comer, já que você provavelmente excede as medidas que as fariam ver como uma refeição deliciosa. Ainda, caso te ataquem, elas apenas irão querer se defender de você, que se tornará uma grande ameaça.

E nesse processo, você provavelmente morreria estrangulado se fosse tentar atormentá-las – fica aqui o alerta!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.