fbpx

E se a Alemanha tivesse vencido a Segunda Guerra Mundial? (vídeo)

Versão em vídeo:

Versão em texto:

Com início em 1939, a Segunda Guerra Mundial foi o capítulo mais obscuro da história da humanidade. Foram mais de 100 milhões de militares mobilizados, e 60 milhões de mortes. Quase todas as nações se envolveram de alguma forma, e os principais envolvidos dedicaram toda a sua capacidade econômica, industrial e científica para os serviços de guerra.

A Segunda Guerra Mundial ficou marcada pelo significante número de ataques contra civis, onde podemos destacar o Holocausto, genocídio de mais de 6 milhões de judeus.

O mundo estava dividido entre duas alianças: Os Aliados, liderados pela Inglaterra, França e Estados Unidos, e o Eixo, comandado pela Alemanha nazista, Japão e Itália. Embora ataques já vinham acontecendo desde 1935, a Segunda Guerra Mundial teve início oficial em setembro de 1939, quando a Alemanha e Eslováquia atacaram a Polônia.  Dois dias depois, França e Reino Unido declararam guerra à Alemanha.  Era o início do que viria a ser o conflito mais sangrento de todos os tempos

A Alemanha tinha vantagem até a fatídica decisão de Adolph Hitler em deslocar grande parte de suas tropas para a União Soviética. Na batalha de Stalingrado, que durou de 1942 a 1943, mais de 1 milhão de soldados morreram, e os nazistas sofreram um revés que nunca seria recuperado.  Era o início do fim, que aconteceu em abril de 1945, quando os Aliados invadiram Berlim .

Hitler estava morto. O líder nazista havia cometido suicídio.

Mas o que aconteceria se a guerra tomasse outros rumos? Como seria o mundo hoje se a Alemanha tivesse vencido? Embora seja impossível de dizer com certeza, isso não impediu que muitos, inclusive nós, especulassem.

Em primeiro lugar, não haveria muitas dúvidas sobre o que teria acontecido com os judeus e outros grupos que tivessem a infelicidade de se encontrar dentro das fronteiras do Grande Império Alemão. Hitler estava decidido a exterminá-los.

A Alemanha teria conquistado a Rússia e Índia, então colônia inglesa, e seus aliados teriam ocupado a China, conectando a Alemanha até o Japão. Não pararia por aí. A Inglaterra é pobre em recursos naturais, e sem suas colônias africanas que eventualmente iriam parar nas mãos de Hitler, seria uma vítima fácil para os alemães.  Em pouco tempo, o império nazista teria se estendido por toda a Europa, Ásia e África.

O mundo ficaria dividido em dois. Os nazistas, com mais recursos e tecnologia, mandariam. É provável que nem assim Hitler estivesse satisfeito.  A economia alemã dependia da guerra, uma vez que muitas empresas cresciam exponencialmente fornecendo materiais para tal, e usavam mão de obra escrava dos prisioneiros. Para se manter no topo, a Alemanha possivelmente tentaria invadir país por país, indo para o Pacífico e então para a Oceania.

Mas os Estados Unidos, embora enfraquecidos, ainda eram uma potência, e não deixariam que o Império Nazista dominasse a América do Sul. Poderia haver uma Guerra Fria entre Alemanha e Estados Unidos.

Mas até mesmo o maior dos impérios pode ruir. Eventualmente Hitler morreria, e não sabemos se haveria um substituto à altura. Os oprimidos iriam se rebelar, e os Estados Unidos não perderiam a chance. Talvez até pudessem levar a melhor sobre os alemães, mas o mundo estaria devastado por décadas e décadas de guerra. A população mundial seria bem menor e viveria em padrões muito mais baixos do que hoje.

Os Estados Unidos dificilmente transformariam sua principal rede de computadores, a Arpanet, em uma rede aberta, e nunca veríamos a Internet como a conhecemos. Se a Alemanha tivesse vencido, você provavelmente não teria a chance de estar lendo esse texto, nem qualquer outro.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.