É por esse motivo que as casas antigas tinham as janelas do banheiro do lado de dentro

Você certamente já foi à casa de sua avó ou à qualquer outra no interior de seu estado e percebeu algo peculiar: janelas do banheiro viradas para o lado de dentro.

Muitos apartamentos mais antigos também possuem tais janelas e é muito incômodo quando as vemos no corredor do apartamento, ao passo que logo nos imaginamos fazendo o número 2 no banheiro enquanto as visitas conversam logo abaixo da janela… quanto desconforto!

Mas por que as janelas antigamente eram viradas para o lado de dentro da casa?

 Mistérios do Mundo

De acordo com uma versão (publicada pelo site russo Offigeno), estas janelas estavam nas normas de construção de casas em que o sistema de aquecimento de água era a gás. No caso de “explosões”, essa facilidade protegeria a parede de danos.

Explosões? Sim: Na Rússia era muito comum encontrarmos a maioria das casas feitas dessa maneira, já que durante a era soviética esse tipo de construção estava em voga. Entretanto, como os aquecedores de água a gás são relativamente novos, não haveria a necessidade de colocar a janela para o lado de dentro da casa – mas o mais curioso não é isso.

Mistérios do Mundo

Durante o século XIX ao início do XX, quando a eletricidade era ainda algo novo, as pessoas que não tinham ainda essa novidade se sentiam muito desconfortáveis em terem de acender lâmpadas de querosene somente para ir ao banheiro – o que deixava claro o que iriam fazer. As janelas permitiam enxergar um pouco lá dentro usando a luz dos outros aposentos, como também era um fator de “segurança” para as mães que deixavam seus filhos tomando se banhando sozinhos.

Mistérios do Mundo

Outro ponto também mencionado era o fato das janelas poderem ficar abertas o dia todo, já que não haveria riscos de ninguém entrar por elas e cometer algum crime. Hoje em dia, com o desenvolvimento de alarmes e outros tipos de janelas, podemos ficar mais tranquilos e remover essa invenção (um tanto perturbadora) de nossas casas.

Mistérios do Mundo

Que bom, não é mesmo? [Offigeno]

Comentários
Carregando...