É oficial: não haverá mais horário de verão no Brasil

Tema de controversa há décadas o horário de verão tem virado assunto para debate nas últimas semanas. Hoje, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou um decreto que suspende o Horário Brasileiro de Verão.

Shutterstock

A decisão foi tomada com base no resultado de pesquisas que mostraram que a neutralidade econômica da medida no âmbito do setor elétrico, isto é, o horário de verão já não traz a mesma economia que trazia décadas antes em virtude da mudança do hábito do consumo de energia dos brasileiros.

O horário de verão sempre teve como principal meta melhorar o aproveitamento da luz solar fazendo os relógios serem adiantados em uma hora, o que antigamente trazia uma redução no consumo de energia elétrica durante a noite, quando se registrava o maior pico de consumo. Hoje, o maior pico de consumo é durante a tarde.

O Horário de Verão era contemplado nos seguintes estados: Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Paraná (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Espírito Santo (ES), Minas Gerais (MG), Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), e no Distrito Federal (DF). [G1]

você pode gostar também
2 Comentários
  1. Christiane Diz

    O certo e “há décadas”…
    Ainda usa crase!!!!!

    1. Lucas Diz

      Corrigido

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.