Como fica uma mão submersa em água por 10 dias?

Sem dúvida você teve uma parte de sua infância feliz, ao brincar com seus amigos na praia ou na piscina até o ponto dos dedos enrugarem, não é mesmo?

E só de lembrar que não precisava ficar muito tempo para que esse efeito acontecesse, muitos ainda faziam piadas com essa possibilidade de “envelhecer” por alguns minutos. Mas, afinal, como isso acontece?

Foto: Reprodução/ Youtube

Bom, para responder isso, uma pesquisa da Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha,  sugere que na verdade se trata de uma vantagem adquirida durante a evolução da espécie, de modo que as rugas têm a função de tornar mais fácil o manuseio de objetos na água ou em superfícies molhadas.

Para conseguir o efeito de dedos enrugados, basta apenas ficar mais de 5 minutos em contato com a água. Porém, Tim Yarrow, que é conhecido por servir como cobaia humana para um programa de curiosidade cientificas, decidiu fazer diferente e testar como seria ficar dez dias submerso.

O experimento

Para realizar o experimento, ele se alimentou com uma dieta pobre em fibras, respirando com muita dificuldade através de tubos e uma roupa especial coletora de excrementos. Ele conseguiu bater recorde que antes era de 212 horas e 30 minutos, de 1986, anteriormente alcançado por Michael Stephens.

E foi assim que seus dedos ficaram:

Foto: Reprodução/ Youtube

No vídeo a seguir os cientistas explicam o experimento e podemos reparar que as mãos aumentam consideravelmente de tamanho. Veja só e não se esqueça de ativar as legendas pelo próprio Youtube:

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.