É assim que os pássaros veem o mundo em comparação aos seres humanos, o resultado não poderia ser mais incrível

Sem dúvida uma curiosidade inerente ao ser humano é como os animais nos enxergam, como eles pensam, etc. Felizmente pesquisas recentes deram um passo nesse sentido, mas calma: uma coisa de cada vez. Conseguimos saber como é a visão no mundo animal através de análises de seus cérebros e, também, de sua anatomia.

Para exemplificar, o cérebro de uma libélula funciona tão rápido que a consequência é uma visão em câmera lenta; já as cobras captam sinais de calor infravermelho de objetos quentes, detectando assim suas presas, enquanto cavalos e zebras têm olhos apontados para os lados, permitindo-lhes ter visão periférica e escapar do perigo quando necessário. Ou seja, vários animais possuem suas características peculiares. Mas um grupo de animais que certamente chama a nossa atenção são os pássaros.

@Pixabay

Os pássaros são criaturas bem peculiares: para se ter ideia, você sabia que os pinguins conseguem reconhecer sabores salgados e azedos? Ou que os pombos são capazes de memorizar cores diversas e podem até ajudar em salvamentos? Existem até pássaros que conseguem conhecer plantas venenosas, possuindo habilidades muito além de nossas meras capacidades humanas!

Imagem:Klaus Schmitt

Este gráfico acima faz a comparação da faixa espectral humana à de um pássaro: os pássaros são tetracromatos, o que significa que eles podem ver quatro cores: UV, azul, verde e vermelho.

O ser humano é tricromato, de modo que só pode enxergar o azul, o verde e o vermelho. Ah, a “cor” UV que está mostrada na imagem foi escolhida apenas para que possamos exemplificar, afinal “UV” não tem uma “cor” que possamos enxergar.

Imagem:Joel Sartore

No ano de 2007, com a ajuda de um espectrofotômetro, os cientistas analisaram as cores de 166 espécies de aves norte-americanas que não apresentavam uma diferença física aparente entre os sexos – o que significa que, do ponto de vista humano, em 92% das espécies, machos e fêmeas parecem idênticos.

Porém, o estudo mostrou que essas aves têm, na verdade,  cores que são simplesmente indetectáveis ​​aos nossos olhos e diferenciam seus gêneros.

@Reddit

Por exemplo, o pássaro Icteria virens têm traços amarelos ao longo de seus corpinhos, porém as fêmeas possuem mais cores, que somente os pássaros podem enxergar.

Essa teoria foi comprovada quando os cientistas colocaram pássaros desse tipo empalhados na natureza, tanto machos como fêmeas. O que aconteceu foi que eles tentaram atacar os machos empalhados, ao mesmo tempo que tentaram conquistar as fêmeas empalhadas – o que sugere que eles podiam ver mais cores do que os cientistas, é claro.

Imagem:Cynthia Tedore

Agora, você já imaginou como deve ser linda a visão de um pássaro? Quantas paisagens belas, amplas e transbordando cores eles não conseguem ver?

Temos certeza de que você daria tudo para ser um pássaro por um dia, não é mesmo?

você pode gostar também
2 Comentários
  1. brabo Diz

    é o brabo dnv PAPAPAPAPA

  2. Elisa Diz

    Que lindo…corpinhos! <3 FOFIS

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.