É assim que empresas famosas eram antes de se tornarem grandes impérios

Toda empresa começa através de uma ideia que a maioria desistiria por achar “loucura”. Mas seus criadores resolveram dar um passo, seja começando em uma garagem ou através de um mini empreendimento ou escritório. Pedras aparecem no caminho, dificuldades e falhas são lei, mas tudo isso são apenas etapas para o sucesso. Afinal, como diria Edison: “Eu não falhei, encontrei 10 mil soluções que não davam certo”.

A seguir, você verá como as grandes empresas-impérios que conhecemos hoje começaram suas jornadas. Confira a seguir:

12 – Pepsi (1915)

© pepsicva

Em 1893, o farmacêutico americano Caleb Bradham desenvolveu uma bebida em sua farmácia que ajudaria na digestão. Ele chamou de “Brad’s Drink”. Cinco anos depois, no entanto, ele mudou o nome para Pepsi-Cola devido a palavra grega para digestão que soava como “Pepsi” e “cola” com base na noz-de-cola. Em 1904, as vendas da bebida aumentaram para 75.000 litros por ano.

11 – Amazon (1999)

© mechrec / Reddit

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, deixou seu emprego como vice-presidente da D. E. Shaw & Co., uma empresa de Wall Street para tentar criar uma marca para si mesmo no boom de negócios na Internet. Bezos começou uma empresa em sua garagem que ele chamava de “Cadáver”.

Mas alguns meses depois, quando ouviu um advogado pronunciar errado o nome, decidiu mudá-lo. O novo nome foi Amazon, que ele escolheu porque era um lugar que era “exótico e diferente”. Começou como uma livraria on-line, mas gradualmente se tornou a loja que todos conhecemos hoje.

10 – Taco Bell (1962)

© Taco Bell

Glen Bell diariamente via longas filas de clientes do lado de fora de um restaurante mexicano localizado do outro lado da rua de onde ele vendia cachorros-quentes. Inspirado, ele usou a engenharia reversa das receitas quentes do restaurante mexicano, embora com uma pequena ajuda de seus proprietários, que o deixaram ver como os tacos eram feitos.

Ele então abriu um novo estande vendendo tacos em 1951-1952, que mais tarde vendeu antes de abrir um restaurante chamado Taco Bell em 1964. Em 1967, a empresa rapidamente expandiu e abriu seu centésimo restaurante.

9 – Subway (1968)

© Subway

Em 1965, Fred DeLuca, de 17 anos, pegou emprestado US $ 1 mil de um amigo da família, o Dr. Peter Buck, para abrir um empreendimento de fast-food que poderia eventualmente apoiar o plano de DeLuca para estudar medicina. Inicialmente chamado Pete’s Submaries em promoções de rádio, DeLuca finalmente o nomeou Pete’s Subway (Pete sendo o credor de US $ 1.000).

O nome foi encurtado para “Subway” em 1968. Com o tempo e depois de alguns contratempos, o negócio finalmente decolou e em 1978, o centésimo Subway foi aberto e em 1987, mais de 1.000 unidades estavam em funcionamento.

8 – Harley-Davidson (1903)

© Harley-Davidson

Quando, em 1901, a motocicleta que os irmãos Davidson desenvolveram como amadores não conseguiu subir as colinas sem auxílio de pedais ao redor de Milwaukee, nos EUA, eles, juntamente com seu amigo William S. Harley, começaram do zero a trabalhar em uma nova e melhorada máquina. O novo protótipo foi montado em um galpão no quintal da família Davidson.

Em 1906, Harley e os irmãos Davidson abriram sua primeira fábrica e produziram cerca de 50 motocicletas naquele ano. O negócio deu tão certo que foi um dos únicos dois principais fabricantes de motocicletas americanos que sobreviveram à Grande Depressão.

7 – Boeing (1930) 

© Boeing / Twitter

O vendedor de madeira americano William E. Boeing, em parceria com George Conrad Westervelt em 1916, fundou a Pacific Aero Products Co. O primeiro avião da empresa foi o Boeing Model 1. Em 1917, o nome foi mudado para Boeing Airplane Company e foi bem-sucedido ao receber a solicitação de 50 aviões para a Marinha dos EUA.

Após o fim da Primeira Guerra Mundial, a Boeing começou a se concentrar na construção de aeronaves comerciais, onde o negócio literalmente “decolou”.

6 – Walmart (1962)

© Wikimedia Commons

Em 1945, o empresário Sam Walton abriu uma loja que vendia produtos a preços baixos para obter um volume maior de vendas com uma margem de lucro menor. Ele retratou sua missão como uma oportunidade ao consumidor de pagarem os preços mais baixos.

No entanto, devido aos altos preços do arrendamento, ele se deparou com uma pedra no caminho. Não desistindo por uma única falha, Walton acabou abrindo uma nova loja e chamou-a de Walton’s Five and Dime. A primeira Walmart Discount City Store foi inaugurada em 1962 e, em cinco anos, expandiu para 24 lojas e alcançou US $ 12,6 milhões em vendas. Hoje, o Walmart é a maior empresa do mundo em receita e o maior empregador privado do mundo, com 2,2 milhões de funcionários.

5 – Dunkin’ Donuts (1948)

© dunkindonuts / Reddit

Através de sua própria experiência, William Rosenberg descobriu que donuts e café eram os dois itens mais populares vendidos em fábricas e canteiros de obras. Para aproveitar o potencial desse negócio, ele abriu o “Open Kettle” em 1948, um restaurante que vendia donuts e café em Quincy, Massachusetts.

No entanto, após uma discussão com os executivos da empresa em 1950, o nome foi alterado para Dunkin ‘Donuts. O restaurante teve sucesso e Rosenberg começou a vender as franquias em 1955. Em 1963, eles possuíram 100 unidades.

4 – Wendy’s (1969)

© Wendy’s

Em meados da década de 1950, o fundador da KFC, Harland Sanders, foi a Fort Wayne para encontrar donos de restaurantes para tentar vender franquias da KFC para eles. O restaurante onde o fundador da Wendy’s – Dave Thomas – trabalhou como chefe de cozinha negociou com Harland Sanders depois que ele se recusou inicialmente. Thomas foi inovador e suas sugestões ajudaram as lojas KFC a se tornarem lucrativas.

Em 1968, Thomas aumentou tanto as vendas em 4 restaurantes KFC que vendeu sua parte de volta a Sanders por mais de US $ 1,5 milhão. Usando esse dinheiro, ele fundou a Wendy’s no

3 – Burger King (1953)

© Burger King

Depois de visitar a loja original dos irmãos McDonald, Keith J. Kramer e o tio de sua esposa, Matthew Burns, abriram seu primeiro restaurante em 1953 e batizaram-no de Insta-Burger King. Quando a empresa enfrentou dificuldades financeiras em 1954 com seus dois franqueados baseados em Miami, David Edgerton e James McLamore compraram e renomearam a empresa para Burger King. Em 31 de dezembro de 2018, o Burger King informou ter mais de 17.500 pontos de venda em 100 países.

2 – Coca-Cola (1912)

© Imgur

O farmacêutico americano John Stith Pemberton inventou a bebida no final do século 19 como um medicamento vendido sem receita.

No entanto, pouco antes de sua morte em 1888, Pemberton vendeu seus direitos sobre a bebida ao empresário e farmacêutico americano Asa Griggs Candler por US $ 1.750. O valor pode ter parecido grande para ele na época, dado que ele estava quase falido e com problemas de saúde, mas pouco sabia que a empresa que ele fundou um dia se tornaria icônica e valeria bilhões de dólares.

1 – Ford (entre 1900-1921)

© Wikimedia Commons
© Wikimedia Commons

Henry Ford saiu de casa muito cedo e trabalhou como aprendiz em algumas empresas automotivas até ser promovido ao cargo de engenheiro chefe na Edison Illuminating Company, em Detroit, em 1893. Os carros naquela época eram considerados brinquedos de ricos, mas a Ford acreditava que poderiam produzir carros em massa e torná-los acessíveis a todos. Para realizar seu sonho, ele fundou a Detroit Automobile Company em 1899, que foi rebatizada como Henry Ford Company em 1901.

Como costuma acontecer com os empreendedores de primeira viagem, ele também teve de enfrentar falhas e sair da empresa. Sem perder a motivação, ele passou a ser um dos fundadores da empresa que todos nós conhecemos hoje como a Ford Motor Company. E sim, ele conseguiu tornar carros acessíveis.

Inscreva-se no nosso canal do YouTube

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.