Eis uma lista das melhores cidades do mundo, segundo o City Index 2023. Você se debruça sobre as letras miúdas, perguntando-se, “Onde estão as joias brasileiras?” Talvez fique um tanto surpreso ao encontrar apenas duas cidades brasileiras que passaram no corte – São Paulo e Rio de Janeiro, classificadas respectivamente em 75º e 69º.
Este panorama urbano global, preparado pela consultoria britânica Brand Finance, inspeciona um amplo espectro de coisas que fazem uma cidade funcionar, como qualidade de vida e o ambiente de negócios. Eles cobrem tudo, desde viver e trabalhar, tanto localmente quanto remotamente, até estudar e investir. A herança cultural, a sustentabilidade e até o transporte público são levados em conta. Parece bastante completo, certo?
Enquanto São Paulo e Rio de Janeiro conseguiram se esgueirar para a lista, estão correndo atrás de suas irmãs latino-americanas, Cidade do México e Santiago, que levaram as posições 59º e 66º.
Veja também: Cidade brasileira se destaca em lista das menos amigáveis do mundo
Cidades líderes do ranking
Então, quais são as cidades nesta corrida, você pergunta? A coroa vai para Londres, Nova York e Paris. Os Estados Unidos parecem estar em uma sequência de vitórias, garantindo seis dos 20 primeiros lugares!
As posições de nossas cidades brasileiras, segundo Eduardo Chaves, diretor da Brand Finance no Brasil, foram influenciadas por, adivinha – educação. Apesar de toda a sua glória como a melhor instituição de ensino superior do país, São Paulo não se destacou quando comparada a universidades de classe mundial. E o Rio de Janeiro encontrou-se no final da lista (100º lugar!) para escolas, educação, ciência e tecnologia.
As taxas de criminalidade também desempenharam um papel nas classificações de ambas as cidades. Crimes no centro da cidade em São Paulo e violência urbana no Rio, frequentemente destacados pela mídia internacional, as empurraram ainda mais para baixo na lista.
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.