Todo viajante já passou por isso pelo menos uma vez — em frente à esteira de bagagens, vendo outros passageiros abraçarem alegremente suas malas enquanto você fica olhando a esteira vazia, sem sua mala à vista.
A sensação desagradável no estômago é apenas o começo, e o pânico não acaba até você ter sua bagagem de volta. E o fato de que o número de malas extraviadas em aeroportos quase dobrou em 2022 em comparação com os anos anteriores definitivamente não nos ajuda. Mas não se preocupe, existe uma maneira fácil e à prova de falhas para evitar esse cenário de pesadelo — limite-se a uma bagagem de mão.
Agora, para os que têm o hábito de levar muita coisa, isso pode parecer uma tarefa impossível. No entanto, a chave está em aprender uma nova filosofia, o método de embalagem 5-4-3-2-1. E, assim, você está prestes a se transformar em um mestre do empacotamento minimalista.
O Método de Embalagem 5-4-3-2-1
Dependendo de onde você procurar, os detalhes do método de embalagem 5-4-3-2-1 variam, mas a essência permanece a mesma. O conceito em si é bastante simples e flexível, acomodando perfeitamente suas necessidades de acordo com seu destino e preferências pessoais.
Pegue como exemplo a versão apresentada pelo Apartment Therapy: cinco blusas, quatro peças de baixo, três vestidos ou macacões e três pares de sapatos, dois trajes de banho e duas bolsas, e um chapéu, um relógio e um par de óculos de sol.
Já o New York Times defende um sistema semelhante, com um grau adicional de flexibilidade, sugerindo variações como adicionar um terno ou roupas para exercícios, dependendo das suas necessidades. A chave aqui é escolher peças em uma paleta de cores similar para facilitar as combinações, e estar preparado para lavar roupas ao longo da viagem, se necessário.
Embora esses sistemas variados possam parecer confusos à primeira vista, na verdade, eles são um bônus. Afinal, não existe uma lista de embalagem única que vai funcionar para um empresário em Copenhague e um mochileiro na Ásia. Mas a beleza do método 5-4-3-2-1 é que ele pode ser adaptado às necessidades de qualquer pessoa.
Adaptando o 5-4-3-2-1 ao Seu Estilo de Bagagem
O fio condutor que une esses métodos de embalagem é o reconhecimento de que você precisa de mais peças de cima do que de baixo, alguns acessórios versáteis e apenas alguns pares de sapatos. O objetivo é treiná-lo para ver o potencial em levar menos, ainda assim, atendendo todas as suas necessidades.
Então, da próxima vez que você estiver planejando uma viagem, observe essas variações do método de embalagem 5-4-3-2-1 e ajuste-as de acordo com seu estilo pessoal e destino. Uma vez que você tenha feito isso, embalar leve não apenas se tornará viável — se tornará algo natural.
E com essa nova habilidade, você pode dar adeus àqueles incômodos com bagagens perdidas, e dizer olá para viagens sem estresse, com apenas uma bagagem de mão. Quanto às compras de emergência de roupas íntimas, considere-as coisas do passado!