A TasteAtlas, enciclopédia gastronômica, lançou recentemente uma lista com os 50 melhores queijos do mundo, que incluiu dois queijos brasileiros: o queijo Serra da Canastra e o queijo coalho.
O queijo Serra da Canastra, produzido em Minas Gerais, ficou em 12º lugar na lista, com nota 4,7. O queijo tem acidez moderada e sabor levemente apimentado e está disponível nas versões compacta ou mole.

O queijo de coalho, que é do Nordeste do Brasil, ficou em 38º lugar na lista com nota 4,5. É conhecido por sua textura firme, elasticidade e cor levemente amarelada.
O queijo Serra da Canastra, declarado Patrimônio Imaterial do Brasil em 2008, pode ser saboreado sozinho ou harmonizado com vinho tinto, cerveja preta ou goiabada, segundo uma recomendação da TasteAtlas.

Enquanto isso, o Parmigiano Reggiano, um queijo italiano, foi classificado como o melhor queijo da lista com uma pontuação de 4,8. Este queijo duro tem um sabor delicioso com notas de castanhas e é comumente servido sobre massas, acompanhando frutas, saladas e outros embutidos.
O ranking gerou alguma insatisfação entre os franceses, que questionaram o método utilizado pelo TasteAtlas. A emissora TF1 chegou a insinuar que o ranking pode ter sido manipulado, já que apenas os queijos italianos, portugueses e mexicanos estavam entre os 10 primeiros.
No entanto, a enciclopédia defendeu a solidez de sua metodologia, afirmando que levou em consideração as críticas do público gastronômico internacional e evitou votos vinculados a robôs ou “nacionalistas”.