Um detento de 35 anos escapou da Penitenciária Estadual IV, em Foz do Iguaçu, no Paraná, na última sexta-feira (2), segundo um comunicado da Polícia Penal. A penitenciária, de segurança máxima, havia sido inaugurada menos de 24 horas.
Com capacidade para 732 detentos, o estabelecimento prisional foi criado para fazer a custódia de presos de alta periculosidade, segundo o Governo do Paraná.
O sujeito foi capturado na sequência, mas a polícia não informou quanto tempo demorou para encontrá-lo. Ele foi achado perto da Perimetral Leste, obra que fará ligação entre a nova ponte entre Brasil e Paraguai.
A Polícia Penal disse que usou um drone com equipamento termal e a unidade K9 (canil do SOE) do Serviço de Operações Especiais (SOE). Eles também informaram vão investigar como a fuga se deu.
A Penitenciária Estadual IV teve um custo de R$ 20 milhões, que foram divididos entre o governo estadual e a usina hidrelétrica de Itaipu Binacional. Parte desse orçamento também incluiu melhorias na Penitenciária I e a ampliação da área administrativa da Penitenciária Feminina.